TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE ABORDAGEM DA TEORIA COMPORTAMENTAL

Por:   •  8/12/2016  •  Resenha  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  3.042 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

CHIAVENATO, I. Teoria comportamental da administração: Dinamizando a empresa por meio de pessoas. In:______. Introdução à teoria geral da administração. Rio de janeiro: Elsevier, 2003. p. 327-367.

  1. Sobre o Autor

Idalberto Chiavenato, 80 anos, é autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos tendo seus livros utilizados por administradores no Brasil. Atualmente é Presidente do Instituto Chiavenato e conselheiro do CRA/SP. É um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados na área de Administração de Empresas e Recursos Humanos.

  1. Resumo do capitulo

O capitulo começa informando que a partir de 1950 se desenvolve nos Estados Unidos uma nova concepção de Administração, com conceitos diferenciados e variáveis, dando corpo a uma nova visão da teoria administrativa baseada no comportamento humano nas organizações, tendo como base seis itens a respeito da natureza e características do ser humano, ou seja, essa teoria predomina uma ênfase nas pessoas num contexto organizacional, é uma abordagem que não deixa muito a desejar em relação às posições normativas e prescritivas das teorias anteriores.

O capitulo continua falando das origens da Teoria Comportamental onde ela se contrapõe em níveis diferentes das teorias Clássica, das Relações Humanas e da Burocracia. Frisa a importância da motivação humana propondo um estilo de administração participativo e respaldado nos valores humanos e sociais, baseando-se na hierarquia das necessidades de Maslow (fisiológica, segurança, social, estima e auto realização), na Teoria dos dois fatores de Herzberg (higiênicos e motivacionais) e Na Teoria Y de McGregor.

Trata dos Sistemas de Administração que Likert, um expoente da teoria comportamental, propôs uma classificação em quatro perfis organizacionais (sistemas: Autoritário coercitivo, Autoritário Benevolente, Consultivo e Participativo), em que respectivamente vai de um sistema organizacional fechado e imperioso para um aberto e interacional. Encorpando ainda mais a teoria comportamental da administração, fala-se da teoria da cooperação e teoria da aceitação da autoridade de Chester Barnard, da teoria das Decisões de Herbert Simon, da teoria do Equilíbrio dos Behavioristas.

  1. Conclusão

A abordagem da teoria comportamental da administração foi um aperfeiçoamento de longas das datas, mostrando que a ênfase nas pessoas, a valorização da individualidade, da opinião ascendente, da interação social por meio de grupos, tudo isso tentando manter pelo maior tempo possível, satisfeitos todos os níveis de uma organização tendo como resultado uma boa qualidade de vida, um aumento na produtividade, uma expansão comercial e uma administração mais eficiente e eficaz, ou seja, tanto o individuo sai ganhando como a entidade. Em contrapartida, privilegia as organizações democráticas, menos estruturadas hierarquicamente e menos autocráticas, baseadas na equalização do poder. Ela se preocupa mais em explicar apenas, sem ditar princípios ou normas de atuação, também se equivocou de padronizando as suas proposições não levando em conta as personalidades das pessoas, pois são diferentes. Tanto os aspectos subjetivos como as diferentes interpretações pessoais da realidade foram desprezados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com