TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre Analise Financeira

Ensaio: Respostas a perguntas sobre Analise Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Ensaio  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 3

1_ Qual o papel que o contador deve desempenhar nas organizações, no que tange elaboração das Demonstrações Financeiras?

Analisar o mercado financeiro e verificar todo tipo de movimentação que a empresa teve em um determinado período, dessa forma, ele consegue verificar através de suas demonstrações realizáveis por dados contábeis, que irão lhe fornecer informações da situação financeira, podendo assim, apontar seus pontos de melhorias, verificar durante o período onde houve um desequilíbrio e trabalhar para ajustas as falhas.

As funções de um contador ou escritório de contabilidade não se limitam a apurar os impostos e manter a contabilidade em dia, o contador deve contribuir com todas as áreas da empresa com o objetivo de oferecer ao empresário as ferramentas necessárias para a preservação do seu patrimônio e a gestão dos negócios. Ele deve ter informações que lhe ofereça condições para avaliar o desempenho e os resultados da empresa, não só da apuração dos resultados mensais, mas de que maneira ele foi alcançado.

2_ Que características profissionais o Contador deve possuir no papel de Analista das Demonstrações Financeiras?

Conhecimento Básico de Contabilidade; Conhecimento de Técnicas de Análise; Atividade da Empresa; Políticas e Estratégias da Empresa; Perfil dos Administradores; Influência do ambiente interno e externo na empresa; Capacidade de Interpretação.

Para atuar nessa profissão, é necessário o curso de Ciências Contábeis, que engloba o conhecimento geral em Contabilidade, mas com ênfase em Ciências Atuariais, preparando profissionais para serem contadores de empresas de médio a grande porte, e também para trabalhar como atuário junto a seguradoras, fundos de pensão, bancos, instituições de seguridade social, prefeituras, administradoras de carteiras de investimentos, administradoras de planos de saúde, etc.

3_ O que é importante se observar sob a ótica da Ética Profissional, e pronunciamentos do Conselho Federal/Regional de Contabilidade, no que se refere à atividade de Analista das Demonstrações Financeiras?

A profissão contábil está passando por grandes alterações. As Normas Brasileiras de Contabilidade foram convergidas ao padrão internacional e a Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010, atualizou o Decreto-lei nº 9.295, que rege a profissão e foi editado em 27 de maio de 1946.

A modernização e atualização tornaram-se fundamentais e as mudanças estenderam-se ao Código de Ética da profissão. Elaborado em 1970, com nova versão em 1996, pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade), o Código de Ética define as obrigações e proibições, os deveres perante os colegas e a classe e as penalidades a serem aplicadas caso necessário. As modificações começaram pelo nome. O Código de Ética Profissional do Contabilista passa a se chamar Código de Ética Profissional do Contador e deve ser seguido tanto pelos Contadores, quanto pelos Técnicos em Contabilidade.

4_ Porque as empresas necessitam de um contador na atividade de Análise das Demonstrações Financeiras?

É fundamental que você tenha este profissional, pois a nossa legislação estabelece várias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com