TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo CPC 00

Artigo: Resumo CPC 00. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Artigo  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO CPC 00

O objetivo do relatório contábil de propósito geral é fornecer informações aos usuários, sejam ligados diretamente à empresa, sejam interessados na mesma. Essas informações estão ligadas à tomada de decisão.

A entrada ou manutenção dos investidores e credores dar-se-á com a análise positiva dessas informações, no que diz respeito à liquidez da empresa, responsabilidadescumpridas, etc.

Muitos investidores e/ou credores não podem requerer que as informações sejam prestadas diretamente à eles, devendo, nesse caso, confiar nos relatórios contábeis de propósito geral.

Os relatórios podem não fornecer todas as informações que os investidores e/ou credores necessitam, assim os mesmos deverão buscar outras fontes, como a situação econômica e política e perspectivas para osetor da empresa.

Os relatórios contábeis auxiliam os investidores e/ou credores a estimarem o valor da entidade.

Os relatórios são elaborados visando reportar informações que atendam um número máximo de usuários, sem impedir que informações adicionais sejam prestadas. Eles são baseados em estimativas, julgamentos e modelos amparados por conceitos que a Estrutura Conceitual estabelece comoobjetivo para que o CPC e os elaboradores dos relatórios se empenhem em alcançar.

Os relatórios são direcionados aos investidores e/ou credores, existentes e/ou em potencial.

As informações sobre o desempenho financeiro auxiliam os usuários a avaliar os retornos futuros, e devem seguir o regime de competência justamente para fornecer uma melhor base de avaliação. Através da análise dessasinformações os investidores e/ou credores podem avaliar a capacidade de retorno da empresa com suas próprias operações e com a obtenção de recursos adicionais.

Para ser útil, a informação contábil deve ser relevante, fidedigna, comparável, verificável, tempestiva e compreensível, sendo características qualitativas fundamentais a relevância e representação fidedigna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com