TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão das NBC’S TA’S

Seminário: Revisão das NBC’S TA’S. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Seminário  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 8

REVISÃO DAS NBC’S TA’S

Efetue a análise das NBC’S TA’S que tratam sobre os assuntos listados nos itens a seguir, resumindo e conceituando os termos ali indicados:

1) NBC TA 200

a) Objetivo da Auditoria: É aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

b) Ceticismo profissional: É a postura que inclui uma mente questionadora e alerta para condições que possam indicar possível distorção devido a erro ou a fraude e uma avaliação crítica das evidências de auditoria.

c) Julgamento profissional: É a aplicação do treinamento, conhecimento e experiência relevantes, dentro do contexto fornecido pelas normas de auditoria, contábeis e éticas, na tomada de decisões informadas a respeito dos cursos de ação apropriados nas circunstâncias do trabalho de auditoria.

d) Práticas Contábeis aplicadas no Brasil: Compreendem a Legislação Societária Brasileira, as Normas Brasileiras de Contabilidade emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, os pronunciamentos, as interpretações e as orientações emitidos pelo CPC e homologados pelos órgãos reguladores, e práticas adotadas pelas entidades em assuntos não regulados, desde que atendam à Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis emitida pelo CFC e, por conseguinte, em consonância com as normas contábeis internacionais.

e) Risco de Auditoria: É o risco de que o auditor expresse uma opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante

Risco inerente: É a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes de se considerar qualquer controle preexistente. Considerado risco da entidade; existem independentemente da auditoria das demonstrações contábeis.

Risco de controle: É o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade. Considerado também como risco da entidade; existe independentemente da auditoria das demonstrações contábeis.

Risco de detecção: É o risco de que os procedimentos executados pelo auditor não detectem uma distorção potencialmente relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.

f) Fraude e Erro:

Fraude: pode envolver esquemas sofisticados e cuidadosamente organizados para sua ocultação. Refere-se ao ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis.

Erro: Refere-se ao ato não intencional na elaboração de registros e demonstrações contábeis, que resulte em incorreções deles.

Repercussão no relatório do Auditor: Caso o auditor concluía que a fraude e/ou erro têm algum efeito relevante sobre as demonstrações contábeis e que isso não foi apropriadamente refletido ou corrigido, ele deve emitir seu parecer com ressalva ou com opinião adversa.

Caso o auditor tenha identificado uma fraude ou obtido informações que indiquem a possibilidade de fraude, o auditor deve comunicar estes assuntos tempestivamente a pessoa de nível apropriado da administração que têm a responsabilidade primordial de prevenir e detectar fraude em assuntos relevantes no âmbito de suas responsabilidades.

Caso o auditor tenha identificado ou suspeite de fraude, deve determinar se há responsabilidade de comunicar a ocorrência ou suspeita a um terceiro fora da entidade.

2) A partir da NBC TA 200 identificar as normas seguintes que tratam dos seguintes assuntos extraindo os conceitos ali dispostos acerca dos seguintes assuntos:

a) Testes de Auditoria:

Testes de controle: é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações, ou seja, verificar se o controle interno funciona corretamente. Seu objetivo é proporcionar razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estão sendo executados na forma determinada pela organização.

Procedimento substantivo: É o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Verifica as evidências sobre os saldos, e ou transações apresentadas pela empresa. Os testes substantivos comprovam o saldo de uma conta ou analisa uma transação.

b) Procedimentos de Auditoria: É o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as Demonstrações Contábeis auditadas, permitindo que eventuais distorções relevantes sejam identificadas.

Testes de Controle: É o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.

Procedimento Substantivo: É o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Incluem os testes de detalhes e os procedimentos analíticos substantivos.

Procedimentos de auditoria que podem ser utilizados pelo auditor tanto como Procedimentos de Avaliação de Riscos, como Testes de Controles ou como Procedimentos Substantivos: Inspeção, Observação, Recalculo, Indagação, Reexecução, Procedimentos analíticos e Confirmação.

c) Amostragem: O objetivo é o de proporcionar uma base razoável para o auditor concluir quanto à população da qual a amostra é selecionada. Se trata da aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de serem selecionadas para proporcionar uma base razoável que possibilite o auditor concluir sobre toda a população.

Tipos de amostragem:

Amostragem estatística: Selecionam-se aleatoriamente os itens da amostra e uso da teoria das probabilidades para avaliar os resultados das amostras, incluindo a mensuração do risco de amostragem.

Estratificação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com