TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo NBC TA 300

Por:   •  29/9/2016  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  3.117 Visualizações

Página 1 de 2

A NBC TA 300 trata da responsabilidade do auditor no planejamento da auditoria de demonstrações contábeis e começou a valer a partir do dia 1 de janeiro de 2010.

O planejamento da auditoria envolve definição da estratégia e a execução do plano de auditoria, trazendo benefícios como: ajudar o auditor a dedicar a atenção às áreas apropriadas, identificar e resolver problemas potenciais,  ajudar a organizar de forma eficaz o trabalho, auxiliar na seleção de membros para as devidas tarefas e facilitar a direção e supervisão da equipe.

A norma requisita que o sócio do trabalho e outros membros-chave da equipe sejam envolvidos no planejamento da auditoria (e até na sua execução em pequenas empresas) e que no inicio do trabalho, o auditor realize os procedimentos exigidos na NBC TA 220, faça avaliação de conformidade com os requisitos éticos e estabeleça o entendimento dos termos de trabalho conforme NBC TA 2010.

Ao planejar uma auditoria, o auditor deve definir uma estratégia que contenha identificação das características do trabalho, objetivos do relatório do trabalho para planejar a época e a natureza das comunicações requeridas, considerações para orientar a equipe, considerações sobre resultados das atividades preliminares, determinação da extensão dos recursos necessários para o trabalho e a descrição de outros procedimentos de auditoria necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria. O auditor pode e deve atualizar e alterar a estratégia e o plano de auditoria quando necessário.

O auditor deve providenciar a documentação da estratégia global de auditoria, do plano de auditoria e de eventuais alterações que precisem ser feitas, juntamente com suas justificativas. Além de aplicar, antes de começar os trabalhos, os procedimentos exigidos na NBC TA 220 que são relacionados à aceitação do cliente e do trabalho de auditoria, e o contato com o auditor antecessor, caso haja.

A norma ainda permite que em situações de trabalho inicial de auditoria, a equipe entre em contato com o auditor anterior para que se possa planejar melhor e tirar dúvidas adequadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com