TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Custeio

Por:   •  13/7/2017  •  Dissertação  •  3.298 Palavras (14 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMAS DE CUSTEIO

Resumo

Os métodos de custeio são ferramentas importantes para geração de informações relevantes para a tomada de decisões. Este fato evidencia a importância da utilização de métodos de custeio compatíveis com os objetivos e características das organizações. Os resultados apresentam que os métodos de custeio mais utilizados (custeio variável, custeio baseado em atividades, e custeio absorção). São aplicados nos mais diversos tipos de organizações, sejam comerciais, industriais, de serviços, ou, ainda públicas ou privadas. Cada autor defende o seu método como o melhor para determinar os custos dos bens e serviços, ou para obtenção de determinado  tipo de informação. De acordo com os artigos nenhum dos métodos é perfeito e resolverá todos os problemas das organizações. Mesmo o custeio por absorção apresenta vantagens, como atender a legislação do imposto de renda, alocar tanto os custos diretos quanto os indiretos e ter um custo menor na sua implantação. Porém a escolha do método mais adequado devem levar em consideração o tipo de organização e o tipo de informação que se busca obter. Além disso, são os gestores, de posse das informações geradas pelo método aplicado, que decidem sobre as ações a serem tomadas.

INTRODUÇÃO

O cenário econômico mundial tem passado por várias transformações, com essa realidade as organizações deparam com  a necessidade de ampliar seus horizontes em termos de perspectivas dos seus negócios, pois assim poderão se posicionar estrategicamente e enfrentar a concorrência.

As organizações precisam buscar a flexibilidade em termos da estrutura organizacional, para responderem mais rapidamente às mudanças de mercado, também deverão antecipar-se às necessidades dos consumidores, procurando surpreendê-los com soluções cada vez mais personalizadas.

Segundo Ching (1995), dada à importância dos processos e das atividades pelos quais se agrega valor aos clientes e como eles são consumidores de recursos da organização, é importante dispor de mecanismos que assegurem uma gestão destes processos e atividades. Estes mecanismos devem questioná-los e avalia-los de forma a conduzi-los mais eficientemente para atingir quatro objetivos: reduzir custos, diminuir o ciclo de tempo do processo, melhorar a qualidade e agregar valor ao cliente.

Para tanto é necessário que os gestores tenham à sua disposição informações relevantes e tempestivas, pertinentes aos custos da empresa, de modo que estas sirvam para otimizar o desempenho empresarial. Estas informações são fornecidas pela Contabilidade de Custos, que apresenta relatórios que auxiliam na gestão de custos, com ênfase na elaboração e definição de estratégias competitivas que sirvam ao controle de decisões.

Em relação aos sistemas de custeio, observa-se a necessidade de sua utilização por qualquer tipo de empresa, seja ela comercial, industrial ou  prestadora de serviço. Porém a utilização de um sistema de custeio incompatível comas características e resultados que se espera atingir da empresa pode levar o gestor a erros ao longo do processo decisório.

Apesar dos autores optarem por determinado método e o defenderem como sendo o melhor, Martins e Rocha (2010.p.166) defendem que:

Nenhum método de custeio atende a todas as necessidades informativas dos gestores, dada à complexidade do processo de administração das organizações. O melhor será aquele que melhor ajude a resolver o problema que se apresente em determinada situação, induzindo os gestores a tomar decisões adequadas em cada caso.

        Para Beuren (1993), os métodos de custeio não se limitam apenas à avaliação dos estoques, mas constituem-se em ferramentas  que fornecem subsídios importantes à avaliação de desempenho dos gestores, à taxa de retorno nas decisões de investimentos, a decisões do tipo como comprar versus fabricar e à formação de preço de venda , entre outros.

Observa-se que são diversos os métodos de custeio utilizados pelas organizações e encontrados na literatura brasileira.

        Diante da importância das organizações  conhecerem seus custos e de optarem por um método que os auxilie na tomada de decisões, estes artigos pretendem identificar métodos de custeio mais utilizados na literatura brasileira. O objetivo da pesquisa consistiu em realizar um estudo comparativo sobre a utilização de sistemas de custeio.

        Discorre ainda sobre a importância dos sistemas de custeio nas organizações, além de destacar alguns sistemas de custeio abordados na literatura contábil.

A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE CUSTEIO NAS EMPRESAS

Uma compreensão da estrutura de custos de custos de uma organização pode avançar na busca de vantagens competitivas. Koliver (1994, p.55):

a análise de custos oferece um bom campo para reflexões, pois ela já existe há muito tempo e sempre teve por escopo final a redução dos custos das operações, porquanto seu nascimento está ligado à consciência da importância do fator custo na equação do resultado da entidade e, em ultima instância, a sobrevivência desta num mercado cada vez mais concorrido.

No atual contexto empresarial, são necessárias informações de custos cada vez mais  detalhadas e aprimoradas. Assim as organizações estão se dedicando a melhoria de alguns aspectos críticos, tais como: melhor desempenho de produtos e processos, maior atenção as exigências do mercado, melhor gestão estratégica e operacional de suas áreas de responsabilidade, entre outros.

Em organizações onde as informações de custos são usadas para desenvolver estratégias que visam à obtenção de vantagem competitiva, gerenciar custos com eficácia exige um enfoque acerca de estrutura física e operacional. Portanto talvez uma exigência maior por parte da contabilidade de Custos, com ênfase no campo estratégico, tenha se iniciado com a crescente complexidade das indústrias e seu ambiente organizacional.

A análise das informações de custos é relevante para o processo decisório nas organizações, tanto no momento da definição do preço de venda, como na gestão dos custos em decisões que tem como resultado o incentivo aos produtos mais rentáveis.

Percebe-se que as organizações que estão preocupadas com a competitividade global já não dispensam mais a contabilidade de custos em seu processo decisório.

Dado a importância das informações de custo no meio empresarial, deve-se buscar o aprimoramento da contabilidade que analisa e gerencia este tipo de informação. A relevância destas informações pode ser percebida em diferentes momentos, seja através da redução do enxugamento da estrutura de custos, expansão da capacidade fabril, lançamento de novos produtos ou formação do preço de venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com