TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Slide Origem Da Contabilidade: A Contabilidade

Por:   •  14/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 4

Slide Origem Da Contabilidade:

A Contabilidade é tão antiga quanto o próprio homem que pensa. Mesmo na sociedade antiga, o ser humano já utilizava das ferramentas contábeis para controlar seus bens. Nesse contexto os estudos sobre as civilizações da Antiguidade nos mostram que o homem primitivo já “cuidava da sua riqueza”, através, por exemplo, da contagem e do controle do seu rebanho.

SlideAs Escolas De Pensamento Contábil:

As escolas do pensamento contábil se formaram a partir da busca constante do desenvolvimento da contabilidade enquanto objeto de estudo. Várias foram as escolas de pensamento contábil, porém nem todas trouxeram avanços na essência do estudo da contabilidade, alterando, em algumas situações, apenas a forma de apresentação das correntes já desenvolvidas. É evidente que algumas das escolas de pensamento contábil surgiram na busca de uma visão científica (apesar de algumas não terem conseguido avançar mais do que a sua própria natureza empírica).

Slide o que são Pensamentos Contábeis:

O Pensamento Contábil é aquele que reflete as ideias, as opiniões, as reflexões dos contabilistas.

Escola Matemática:

1ª Slide: A ideia central é que Contabilidade seria apenas uma ciência aplicada e não social, pois não tinha objetivo de demonstrar a gestão ou fenômenos patrimoniais. Giovanni Rossi, embora conhecido como grande colaborador da escola Personalista,apresentou os primeiros ensaios sobre a concepção matemáticas das contas. Os autores têm essa escola como uma ciência matemática, fazendo comparações com ciências aplicadas, que estudam métodos da matemática. As contas contábeis, para os teóricos desta escola, são fundamentais, pois representam o elemento de evidenciação da Contabilidade. As contas devem ser analisadas abstratamente.

2ª Slide:Devido a essa natureza abstrata das contas, era possível chegar a um montante de valores, o que não seria possível considerando as naturezas distintas que cada uma representava.o registro poderia ser em diferentes unidades monetárias, ou em outras grandezas de peso, volume, quantidade, entre outras.

1ª Slide do Principal Pensador da escola de Matemática:

Embora tenha sido conhecido como grande colaborador da Escola Personalista, Giovanni Rossi apresentou os primeiros ensaios sobre a concepção matemática das contas. Para Rossi a Contabilidade é uma Ciência Matemática na sua essência e nos seus métodos. Ele compara a contabilidade com outras ciências aplicadas, como a Física, a Cinemática, e a moderna Economia Política positiva e outras ciências que são estudadas com princípios e métodos da matemática abstrata à aplicada.

2ª Slide do Principal Pensador da escola de Matemática:

No ponto de vista de Giovani Rossi, a Economia era diferente da Contabilidade, muitas coisas que são economicamente boas, para a Contabilidade são más e vice-versa.

Slide das Criticas:

A principal crítica surgia de esta escola tentar colocar a Contabilidade como simples instrumento de escrituração e que poderia ser aplicado a qualquer disciplina. Já para os defensores desta escola, a mesma servia para o registro matemático sem vinculo com a gestão.

A base matemática ensinada nas disciplinas lecionadas na graduação de Ciências Contábeis (CC) representa o suporte para o entendimento de Estatística, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Economia, Contabilidade Geral, Análise de Balanços além de outras mais.

No mundo atual a Contabilidade é um fator determinante para o crescimento das nações, uma vez que, através dela, os recursos disponíveis, e sempre escassos, são identificados, registrados e controlados, além de gerar condições de análise para a otimização dos mesmos. Assim, o profissional da área contábil precisa ser bem estruturado, o que implica participar de curso de graduação de alto nível, com enfoque especial na área de matemática buscando atender a necessidade de gerenciar e tomar decisões que envolvam custos e recursos disponíveis. Para ele é importante manterse atualizado, através de estudos continuados como cursos de especialização e pós-graduação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com