TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade do meio Ambiente e da Sociedade

Seminário: Sustentabilidade do meio Ambiente e da Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Seminário  •  2.782 Palavras (12 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 12

Sustentabilidade do meio Ambiente e da Sociedade

O conceito de sustentabilidade é o ato do ser humano realizar suas atividades atuais, sem comprometer as gerações futuras, ou seja, a sustentabilidade esta relacionada a um modelo econômico, social, político, cultural e ambiental equilibrado, que utiliza os recursos naturais disponíveis de forma em que esses recursos não venham faltar às gerações futuras. Quando as atividades humanas são bem planejadas e as decisões sobre os projetos urbanos são tomadas de formas conscientes, essas ações tendem a garantir ao longo prazo às boas condições do planeta para o desenvolvimento de diversas formas de vida, incluindo o ser humano.

Atualmente tem surgido varias práticas de sustentabilidade ambiental, graças à atuação de vários setores da sociedade incluindo, pesquisadores, ONG’S, governo e a própria população, que identificam, selecionam e compartilham essas práticas de forma a garantir e até melhorar a qualidade de vida das gerações presentes e futuras.

O conceito de sustentabilidade ambiental surge com o crescimento industrial, onde, no inicio do século XX, houve um grande crescimento da produção industrial sem preocupação com a proteção e preservação do meio ambiente, o que começou a provocar um desequilíbrio devastador da natureza e consequentemente o sofrimento do ser humano e um aumento excessivo de gastos com ações para restabelecimento dos danos causados.

DIRETRIZES DE SUSTENTABILIDADE

O Grupo Pão de Açúcar está comprometido com o desenvolvimento sustentável e uma clara demonstração de sua atuação é o lançamento do documento "Diretrizes de Sustentabilidade para Amazônia", em que a empresa retrata seu compromisso com a geração de renda, a promoção da cultura e do desenvolvimento socioambiental da região Amazônica. Uma ação que garante isso foi o entendimento entre Governo do Amazonas e suas secretarias,

a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e o Grupo Pão de Açúcar, para desenvolvimento das cadeias produtivas

e comercialização de produtos da região, como o pirarucu, a castanha e o açaí. Esse acordo aconteceu durante

o “Fórum Mundial de Sustentabilidade”, ocorrido entre os dias 24 a 26 de março em Manaus (AM). A parceria busca promover e assegurar o uso sustentável da biodiversidade, respeitando a cultura e tradições dos produtores

e ribeirinhos, que se encontram dentro do bioma amazônico e mantendo a “floresta em pé”.

Eneas Pestana

Presidente Grupo Pão de Açúcar

Diretrizes de Sustentabilidade para a Amazônia

Para o Grupo Pão de Açúcar (GPA), trabalhar pelo desenvolvimento sustentável do Brasil é parte de seu planejamento estratégico, sendo a sustentabilidade e seus três principais eixos de desempenho – econômico, social, ambiental - um dos seus pilares de atuação.

Mantendo um modelo de gestão de negócios totalmente alinhado com essa premissa de atuação da empresa, o GPA assume um compromisso público com a Amazônia, definindo Diretrizes de Sustentabilidade para esse território.

A empresa já possui diretrizes desta natureza relacionadas aos seus três públicos prioritários, cliente, colaborador e cadeia de suprimentos. No que diz respeito a cadeia, foram determinados aspectos essenciais no relacionamento do GPA com organizações situadas dentro do bioma amazônico, fortalecendo assim uma postura de crescimento econômico para ambas as partes.

Considerando as importantes riquezas desta região, apresentamos o posicionamento determinado pelo GPA:

Dimensão Social

> O GPA apoia iniciativas voluntárias que promovam e assegurem a sustentabilidade das cadeias produtivas, participando assim de ações de mobilização em parceria com comunidades da região, governo, sociedade civil organizada, fornecedores, universidades, instituições científicas, ONGs, entre outros.

> O GPA apoia e persegue, através de sua atuação, o desenvolvimento local, promovendo a geração de renda,

a inclusão social e a cidadania, favorecendo a permanência do homem em seu local de origem.

> O GPA não permite, em toda a sua cadeia de suprimentos, o trabalho infantil e o trabalho forçado ou análogo ao escravo, como também fornecedores que façam parte da lista suja do trabalho escravo ou de terras embargadas pelo Ibama.

> O GPA procura combater a desigualdade social buscando identificar oportunidades de atuação junto às comunidades locais.

> O GPA prioriza atividades que valorizem a diversidade e a não discriminação por qualquer motivo (gênero, raça, origem étnica e credo).

Dimensão Ambiental

> O GPA mantém estreito relacionamento com as comunidades locais promovendo o uso sustentável

da biodiversidade.

> O GPA apoia o comercio e a produção sustentável, valorizando produtos que tenham certificação, rastreabilidade

e procedência comprovada, especificamente no que se refere à agricultura, agronegócios, pecuária, indústria madeireira, entre outros.

Dimensão Cultural

> O GPA valoriza o patrimônio cultural local, apoiando a manutenção e preservação do conhecimento tradicional

e dos valores de povos ribeirinhos, indígenas, extrativistas e demais povos da floresta.

> O GPA promove o comercio regional, valorizando produtos que mantenham a essência da cultura dos produtores locais.

RELATÓRIO ANUAL E DE

SUSTENTABILIDADE 2011

O Grupo Pão de Açúcar apresenta, por mais um ano, seu Relatório Anual e de Sustentabilidade de acordo com as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI), em seu nível B+ de aplicação.

Neste relatório, estão apresentados os resultados econômico-financeiros, sociais e ambientais de suas operações no Brasil relativos ao período de 1º

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com