TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Contabilidade - Aula 3

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  1.218 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 03

1) Descreva sobre o que você entendeu sobre a história da contabilidade:

A contabilidade é tão remota quanto o homem que pensa, ou, melhor dizendo, que conta. A necessidade de acompanhar a evolução dos patrimônios foi grane motivo para seu desenvolvimento. O surgimento do capitalismo deu impulso definitivo a esta importante disciplina, potencializando seu uso e aumentando sua eficácia.

2) No seu ponto de vista qual foi a importância para contabilidade o frei Luca Pacioli:

O aparecimento da obra do Frei Luca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu em Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade. Iudícibus descreve que Pacioli escreveu o Tratactus de Computis ET Scripturis, publicado em 1494, enfatizando que a teoria do débito e do crédito correspondente à teoaria dos números positivos e negativos.

3) Comente sobre Postulados da Entidade Contábil:

A abordagem deste postulado como a identificação de entidade contábil, ou seja, a unidade econômica que tem controle sobre recursos, aceita a responsabilidade por tarefas e conduz a atividade econômica. Esta atividade contábil pode ser uma pessoa física, uma sociedade limitada, uma grande sociedade por ações, um grupo engajado em uma atividade com finalidade de lucro ou não. Em uma abordagem mais analítica, pode ser um setor da entidade, uma divisão, um departamento que compartilha de recursos escassos comuns e que contribui para o resultado conjunto do empreendimento.

4) Exemplifique em um caso o princípio da Entidade:

A contabilidade de uma empresa não deve se misturar com a de sócios. Portanto, a empresa deve registrar somente fatos que se refiram a seu patrimônio. Por exemplo, não deve registrar com desp. da empresa a conta de telefone particular do sócio.

5) O que é ciência Atuarial?

É a profissão que aplica técnicas especificas à administração de seguros e fundos de pensão. O profissional se denomina atuário, ele fiscaliza e orienta as atividades técnicas de empresas de seguro, capitalização e investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com