TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Contabilidade. Convenções contábeis Oportunidade

Projeto de pesquisa: Teoria da Contabilidade. Convenções contábeis Oportunidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.464 Palavras (10 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Hoje e cada vez mais a contabilidade se faz presente no dia a dia de nossas empresas, principalmente quando se trata de grandes redes. O qual se torna quase impossível estarmos atualizados em tudo o que acontece dentro e fora de nossas empresas, por isso a assessoria de uma demonstração contábil se torna muito importante princpipalmente em relação a documentos fiscais, setor onde está havendo cada vez mais exigências para a legalidade da empresa. Além do auxilio para acompanharmos o desenvolvimento e crescimento de nossas empresas.

No presente trabalho, pretende-se esclarecer qual a importância da contabilidade para as empresas, e como cada uma delas utilizam as demonstrações contábeis, ferramenta a qual é de grande necessidade para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das empresas com o passar dos tempos. Mostraremos também, os princípios básicos da contabilidade que são os postulados, princípios e convenções. Além da importância dos bens intangiveis em nosso mundo.

Teoria da Contabilidade

O objetivo da contabilidade é demonstrar análises de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente física e social de produtividade de seus usuários internos e externos, à entidade objeto da contabilidade. Possuem um conjunto de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios. Os usuários são pessoas físicas ou jurídicos sendo eles investidores atuais e potências, empregado, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, além de clientes, governo e suas agências e o público. Esses usuários usam as demonstrações contábeis para cumprir suas necessidades de informação. Cada usuário tem uma necessidade diferente sendo elas as seguintes:

• Investidores – preocupam-se com o risco ligado aos investimentos e o retorno, eles necessitam de informações que lhes ajudem a decidir para quem devem vender ou, de quem devem comprar seus investimentos.

• Empregados – estão interessados em informações, de quais entidades tem estabilidade e capacidade de remuneração dos funcionários, e condições de pagamento de benefícios como a aposentadoria.

• Credores por empréstimos – estão interessados em informações, de quais entidades podem pagar seus empréstimos e seus juros.

• Fornecedores e outros credores comerciais – estão interessados em informações, que permitam avaliar, se as importâncias que são devidas serão pagas até seus prazos de vencimentos.

• Clientes - estão interessados em informações, sobre á continuidade operacional de alguma entidade que lhe atende, principalmente quando são clientes de longa data, ou são fornecedores de grande importância.

• Governo e suas agencias – estão interessados em informações, sobre a destinação dos recursos dado pelo mesmo. Além de regulamentar as atividades das entidades, estabelecendo políticas fiscais para assim servir as estatísticas e determinação da renda nacional.

• Público - estão interessados em informações, das entidades locais, pois, elas movimentam parte da economia local, sendo empregando pessoas ou apoiando a negociação com fornecedores locais.

Quanto às características qualitativas das demonstrações contábeis, são divididas em quatro principais características obrigatórias, e que devem estar presente e todas as demonstrações contábeis.

Sendo elas:

• Compreensibilidade – que as demonstrações contábeis sejam de fácil entendimento ao usuário. Apesar de certa complexidade nesses assuntos, acreditamos que o usuário das demonstrações tenha certo conhecimento no que se diz respeito à contabilidade de sua entidade. Além de mais, esses documentos não poderão ser excluídos mesmo que seja de difícil compreensão do usuário.

• Relevância – As informações contábeis são de grande importância para a tomada de decisões econômicas dentro de uma entidade ou e um usuário.

• Confiabilidade – As demonstrações contábeis devem ser apresentadas o mais adequadamente o possível, retratando o que de fato pretende evidenciar. É fundamental que, sejam apresentados relatórios econômicos reais e entro das conformidades dos documentos fiscais.

• Comparabilidade – São as características que permitem visualizar a evolução da entidade, com os mesmos critérios e princípios ao longo dos anos, mas claro, sem interferir na evolução das práticas contábeis.

Princípios e postulados contábeis CVM CFC CPC

Postulados Entidade Regime de competência

Princípios contábeis Contabilidade Continuidade

Convenções contábeis Oportunidade

Os postulados representam a base sobre a qual se desenvolve todo o raciocínio contábil. Envolve o ambiente e as condições em que a contabilidade deve atuar.

Os postulados são assim classificados:

a) Postulados Normativos – Definem que a contabilidade deveria fazer ou como deveria fazer. É necessária antes de tudo uma justificativa, uma explicação.

b) Postulados Descritivos – Descrevem e explicam por que e como a informação contábil deve ser apresentada aos usuários.

c) Postulados Ambientais – Definem o ambiente onde a contabilidade deve operar. São importantes, pois evidenciam o ambiente econômico, social e político onde se desenvolve a contabilidade. Subdividem-se em: postulado da entidade e postulado da continuidade. A questão do ambiente é que se uma empresa qualquer, para que ela atinja seus objetivos são necessários dois pressupostos básicos: a existência e a continuidade.

Os princípios originaram-se da necessidade do estabelecimento de um conjunto de conceitos, princípios e procedimentos que não somente fossem utilizados como elementos disciplinadores do comportamento do profissional no exercício da contabilidade, seja para a escrituração dos fatos e transações, sejam na elaboração de demonstrativos, mas que permitissem aos demais usuários fixar padrões de comparabilidade e credibilidade, em função do conhecimento dos critérios adotados na elaboração dessas demonstrações.

Além de delimitar e qualificar o campo de atuação da contabilidade, os princípios servem de suporte aos postulados. E através da evolução da técnica contábil em função de novos sócios econômicos, modificações na legislação, novos pontos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com