TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria das cinco contas

Projeto de pesquisa: Teoria das cinco contas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  972 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Antes das inovações introduzidas nos estudos científicos pelos mestres italianos do século XIX, a escola dominante era a francesa, cujas teorias da época foram chamadas de corrente contábil do comtismo. A mais popular teoria de contas é a “teoria das cinco contas” que foi criada por Edmond Dregrange no século XVIII, que também introduziu o livro Diário-Razão, o qual teve grande aceitação nos Estados Unidos, essa teoria e dividida em cinco contas;

• Mercadorias

• Dinheiro

• Efeitos e receber

• Efeitos a pagar

• Lucros e perdas

Com as mudanças verificadas na contabilidade aplicada e direção as diversas formas de “gestão contábil”, as teorias de contas deixaram de ser desenvolvidas no século XX.

Todavia, ao final desse século, com a introduçãodesses sistemasinformatizados que integram as bases de dados administrativas com as contábeis (sistemas ERP, no jargão da tecnologia da informação), as contas voltaram ao centro às discussões no meio contábil.

Classificação

Contas patrimoniais e de resultado- registam os elementos patrimoniais na forma exigida nas leis.

Contas de Análise e Controle – registram os diversos fatos e atos adicionais de interesse de um sistema contábil.

Outros exemplos de classificação de interesse

• Para fins de analise contábil: contas analíticas e sintéticas

• Para fins de vinculo entre si: conta principal e conta acessória

• Para fins de gestão contábil: contas de funcionamento e contas de gestão.

De acordo com Italiano Vincenzo Mais, “Conta é um conjunto de levantamentos, refletindo um elemento ou componente formado ou em formação, efetivo ou potencial, de um patrimônio azienal ou de terceiros, no qual exprime, geralmente, a variável grandeza em uma dada medida, quase sempre monetária.”

O plano de contas

São os registros de fatos administrativos, que possibilitam a construção dos principais relatórios contábeis.

No plano de contas os elementos que compõem as contas patrimoniais são os bens, direitos e obrigações, além de sua situação liquida patrimonial. Os elementos que compõem as Contas de Resultado são as Receitas e as Despesas, onde são apurados Lucro ou Prejuízo decorrentes das atividades da empresa.

Para cada elemento Patrimonial ou do Resultado, há uma conta especifica.

É necessário que exista o registro de todos os fatos contábeis ocorridos, para que haja um bom planejamento e elaboração de um plano de Contas.

De acordo com a Lei nº 6.404/76 atualizações posteriores sugerem um ordenamento **** no qual destacam apenas os grupos e subgrupos de contas, ficado a critérios de cada empresa, observando suas características peculiaridades, elaborar um ano com nível de detalhamento de acordo com suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com