TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria e contabilidade ATPS

Tese: Teoria e contabilidade ATPS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Tese  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS TEORIA DA CONTABILIDADE

CAPA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

O estudo a seguir tem como objetivo dar conhecimento das demonstrações contábeis, formas, importância, denominações e conceitos da matéria estudada, tanto no fundamento pessoa física como jurídica. Essas demonstrações são para uma perfeita análise da situação econômica-financeira em um determinado espaço de tempo.

O objeto da Contabilidade é o patrimônio e seu objetivo é registrar, controlar e interpretar todos os eventos que possam alterar o patrimônio, utilizando diversos tipos de técnicas (Assaf Neto, 2000).

2 Relevância da Contabilidade na Gestão das Empresas

É de suma importância a contabilidade para demonstrar o projetado contra o realizado, ferramenta fundamental para a analise crítica de investimentos realizados, de apoio e gestão ao corpo administrativo, financeiro e econômico das entidades com informações confiáveis para diversos usuários.

Sistema de informação e avaliação que visa demonstrar dentro de um espaço de tempo a vida financeira, econômica, física e de produtividade de determinada entidade exemplificadas a seguir:

Financeira: fluxo de caixa, capital de giro etc, que em conjunto com a econômica são os mais importantes a serem analisados;

Economica: resultado do exercício, capital e patrimônio etc;

Física (complementar): quantidade gerada de produto ou serviço, número de clientes, de funcionários etc;

Produtividade(complementar): Misto de conceitos avaliativos financeiros e físicos como receita bruta per capta, depósitos por cliente etc.;

2.1 VIDA FINANCEIRA PESSOAL E EMPRESARIAL (ELISEU)

Toda vida financeira quer seja pessoal ou empresarial deve passar por algo que poucos executam corretamente, é o chamado planejamento. Esse planejamento deve ser executado e cumprido em todas suas etapas para que haja equilíbrio ou pelo menos empate, podendo haver alterações no decorrer das etapas, ajustes no decorrer de determinado período de tempo.

Um orçamento pessoal ou familiar não é diferente do empresarial, pois em ambos os casos há o planejamento estratégico de receita e despesas, que nada mais é do que o orçamento de entradas (valor líquido recebido, que pode ser salário, aluguéis, juros, comissões e premios) contra as saídas (alimentação, vestuário, moradia, telefone, agua e energia elétrica) ou seja, principio fundamental de uma contabilidade.

Dentro das entidades não é diferente, porém um pouco mais detalhado esse planejamento estratégico-financeiro, ou seja há o direcionamento dos recursos, quanto cada departamento ou setor terá para conduzir de forma adequada os valores recebidos.

Esse planejamento é necessário em ambos os casos, para que haja controle do que é chamado fluxo de caixa. Outro fator de absoluta importância pessoal e empresarial é a reserva de caixa ou valor estipulado para que seja gerada uma situação de determinada segurança financeira, visto que situações inesperadas podem acontecer.

3 CONCEITOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com