TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verificando o balanço patrimonial e demonstração de resultados, identificando erros de contabilidade, equilibrando livros e destacando o princípio da competência

Seminário: Verificando o balanço patrimonial e demonstração de resultados, identificando erros de contabilidade, equilibrando livros e destacando o princípio da competência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Seminário  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma área de extrema importância para o sucesso empresarial, uma ferramenta decisiva na tomada de decisões e que deve ser apurada com muita exatidão.

Os demonstrativos contábeis são o alicerce para decidir sobre o futuro da entidade, se é necessário aumentar o estoque, como anda as dividas com fornecedores, que investimentos são mais vantajosos, se está em dia com os encargos tributários, em fim, se a empresa teve lucros ou prejuízos e como cada sócio será beneficiado. A contabilidade é o espelho da instituição e é através desta imagem, do que os balanços refletem, que se é possível conseguir os recursos, os meios necessários para a ascensão da empresa.

Entre estes demonstrativos contábeis o relatório irá nos conceituar, detalhar e exemplificar dois importantes, cito: balancete de verificação e Apuração do Resultado, que permitem identificar erros nos lançamentos contábeis, equilibrar as contas e primar pelo princípio da competência.

Veremos como elaborar a folha de pagamento, todos os adicionais e descontos incorridos na folha, as leis que regulamentam e estabelecem cada percentual e diversos cálculos para a analise de um investimento e para conseguir um planejamento que aproveite ao máximo sua capacidade.

Vale destacar, que outro ponto importante deste relatório será a análise de três famosas fraudes contábeis, o que nos remete aos princípios contábeis que devem nortear toda a atuação do contador. Por fim, consolidaremos alguns conceitos, unindo nossos conhecimentos adquiridos com teoria da contabilidade, contabilidade financeira e agora com contabilidade intermediária, disciplinas que se complementam, informações que nos enriquece e esclarece e que ao mesmo tempo nos permitirá aliar teoria e prática dado a elaboração dos demonstrativos que serão apresentados.

ETAPA 1: BALANCETE DE VERIFICAÇÃO

O balancete de verificação é uma demonstração contábil que utiliza o princípio do método das partidas dobradas, criado por Lucca Faccioli durante a idade média. O balancete objetiva averiguar se os saldos das contas contábeis estão em equilíbrio, daí a importância da sua utilização na escrituração contábil da empresa. No balancete de verificação, cada debito deverá equivaler a um crédito do mesmo valor, de modo que a soma dos saldos devedores seja igual à soma dos saldos credores.

Esse demonstrativo poderá ser utilizado para fins gerenciais, pois possui informações importantes, extraídas dos registros contábeis mais utilizados e o balancete deverá ser assinado por um contador habilitado com o CRC ativo. Em fim, é uma técnica bem utilizada pelos contadores para verificar se os lançamentos contábeis realizados em determinada data estão corretos.

Tabela 01 – Balancete de Verificação da Companhia Beta

Balancete de Verificação

Contas

Movimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com