TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“livre comércio

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

O que significa “livre comércio” entre países?

É uma associação que possibilita a livre circulação de mercadorias com taxas alfandegárias reduzidas, é resultado de acordos mútuo entre os países envolvidos que supostamente beneficia as empresas localizadas nesses países. Esses acordos podem ser bi- lateral ou formado por blocos econômicos, com a finalidade de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias entre os países membros, o objetivo desses acordos é estimular o comércio entre países participantes.

Muitas vezes nas transações comerciais um país pode ter déficit financeiro, isso acontece na maioria das vezes quando os países exportam principalmente produtos primários e importa maquinas, equipamentos e produtos de alta tecnologia.

As chamadas zonas de livre comércio foram criadas após a segunda guerra mundial, quando além de se formarem os grandes blocos econômicos, várias nações se uniram para formação de organizações geopolíticas e econômicas regionais. Entre os mais conhecidos blocos econômicos, se destaca no cenário mundial, por exemplo, EU, Nafta e Mercosul.

Num mundo tão globalizado em que a sociedade vive hoje os países ricos sempre querem tirar vantagens em negócios com países menos desenvolvidos, às voltas com as exigências dessa desregulamentação do comércio mundial muitos países principalmente os ricos, tem buscado estabelecer políticas protecionistas de suas economias, valendo se da formação de blocos supranacionais e de barreiras tarifárias e não tarifárias como as cotas de importação, barreiras sanitárias e fitossanitárias, leis antidumping além dos subsídios.

Além das políticas protecionistas muitas vezes os países recorrem a organismos internacionais para resolverem alguns impasses comerciais como, por exemplo, a OMC e ONU, mas estes estão ligados a grandes potências econômicas que exercem grandes influencia na política neoliberal dessas organizações.

Todas essas associações econômicas internacionais ampliam o mercado mundial, na medida em que aumentam as trocas entre os países membros e entre esses países e o restante do mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com