TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CORRUPÇÃO

Por:   •  14/6/2018  •  Resenha  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

CORRUPÇÃO

RESUMO

        O mal que tem andando lado a lado com a sociedade desde a sua criação tem causado impactos assustadores, que de pouco em pouco, está tornando a paz do povo, causando assim um estado de preocupação, uma vez que nos vemos de mãos atadas diante de tão grande força ao qual a corrupção tem tomado, nos tornando assim, reféns da ganância e ambição daqueles que deveriam lutar por nós.

Palavras-chave: corrupção, punição, solução.

INTRODUÇÃO

        A sociedade busca a cada dia uma melhor forma de se viver, porem, o resultado dos anos e anos que vivemos de corrupção, acabam por tornar a vida dos brasileiros uma eterna batalha, onde não se vê uma luz ao fim do túnel, pelo menos não ainda.

        O presente trabalho tem como foco o tema corrupção, mostrando os impactos que este pode causar em nossa sociedade, bem como seus motivos e talvez a solução para que se extermine este mal.

CORRUPÇÃO

        Não podemos negar que a corrupção acompanha a sociedade desde os seus primórdios. A ambição a qual o homem é tomado em busca de alcançar seus objetivos a qualquer custo tem cobrado um alto preço da população.

        Podemos perceber o quão ganancioso é o povo de nosso país quando pesquisas a nível mundial revelam que o Brasil é considerado dentre 176 países, o 79º mais corrupto do mundo, e sim, me refiro ao povo, pois não podemos tratar de corrupção pensando que só será corrupto quem está no poder. O povo se acostumou a achar normal pequenas atitudes que violam os bons costumes e as leis, imaginando que elas não terão efeito algum na sociedade, o que por sinal é um grande erro. Como podemos ser tão ingênuos a ponto de pensar que se no dia a dia, enquanto seguimos nossas vidas, o fato de tirarmos vantagens às custas dos outros não surtirão efeitos imensos para nossa sociedade, principalmente quando chegarmos ao poder?

        A cada dia recebemos enxurradas de noticias envolvendo escândalos de grandes empresas e políticos, rombos enormes nos cofres públicos, aumento de impostos, retaliação dos direitos da população, que acaba pagando por sua ingenuidade e pela ambição de quem elegeu para lhe representar.

        A moral na visão filosófica envolve o justo, sendo definida como regras que determinam condições de convivência com respeito e liberdade, e é esta falta de capacidade moral que está afetando o povo, pois acabamos não assumindo compromissos que sejam voltados para o bem comum.

        As conseqüências da corrupção são devastadoras, pois afetam o bem estar da população, acaba gerando enormes problemas para a economia, bem como acaba aumentando ainda mais a desigualdade social e a violência, uma vez que o dinheiro que seria destinado a estes fins, acaba sendo desviado.

        O ponto que acreditamos ser o divisor de águas quando tratamos de corrupção seria o motivo pelo qual ela exista de forma tão escancarada em nosso país.

        O primeiro motivo é a falta de punição. Muito se fala se investiga, porém na hora que se deve aplicar uma punição adequada, nossa lei e nossos aplicadores dela falham, gerando assim uma confiança de que podem fazer mais e mais, que não sofreram sanção alguma. Outro motivo é a falta de fiscalização. A máquina publica é imensa, e o sistema é falho, não dando conta de fiscalizar o que deveria, abrindo assim margem para que a corrupção aumente, alem de ser a minoria os que não estão envolvidos em algum esquema corrupto. Por ultimo podemos mais uma vez falar da falta de punição, mas por conta da falta de leis que sejam eficazes nestes assuntos, e que acabam  tendo dois pesos e duas medidas, variando para quem está sendo acusado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com