TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Constituição da Sociedade Anônima ocorre por meio de um trâmite complexo e demorado

Por:   •  12/11/2017  •  Bibliografia  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

DESCREVA AS FORMALIDADES PREMILINARES; FORMA DE SUBSCRIÇÃO E CONSTITUIÇÃO; E, FORMALIDADES COMPLEMENTARES.)

A constituição da Sociedade Anônima ocorre por meio de um trâmite complexo e demorado. Tal procedimento divide-se em três fases: as providências preliminares, a constituição propriamente dita e as providencias complementares.

A primeira fase abrange as formalidades preliminares e depende do cumprimento de três requisitos, conforme art. 80, Lei 6.404/1976. Inicialmente, deve- se subscrever todo o capital social por no mínimo duas pessoas, ou seja, há o compromisso do pagamento de todo o capital social.

Este ato pode ser público, na qual as ações são uma forma de investimento e há a presença de instituição financeira como agente fundador da sociedade ou como depositária de documentos. Tal instituição pode subscrever títulos e depois negociá- los (“underwriter”), ou prestar serviços para a companhia emissora (“underwriting”), ou subscrever as sobras (“underwriting residual”). Nesta fase, exige-se o prévio registro na CVM, o que caracteriza a constituição sucessiva, ou seja, se dá em diversos momentos distintos.

Na subscrição particular não há formalidades e o ato constitutivo é formado entre presentes, considerando os subscritores fundadores da sociedade, conforme o artigo 88 da Lei 6.404/1976.

Em seguida, na segunda fase, ocorre a constituição propriamente dita da sociedade, definindo sua forma. Se houve a subscrição pública a deliberação acerca da constituição se dará por meio de Assembléia Geral, e se houve subscrição particular opta-se por assembléia geral ou escritura pública.

Posteriormente são necessárias providências complementares como arquivamento, publicação dos atos constitutivos e outros, para aquisição da personalidade jurídica e publicidade da constituição da sociedade.

2

1.1 FORMALIDADES PRELIMINARES

Tomazette ressalta que ao se dar início no procedimento de constituição da sociedade anônima deve-se atender determinados requisitos, chamados providências preliminares, dispostos no artigo 80 da Lei 6.404/76.

Dentre os requisitos estão:

 No inciso I, a subscrição de todo o capital social por pelo menos duas

pessoas. Há aqui o compromisso de pagamento de todo o capital

social

 No inciso II, a integralização de pelo menos 10% do preço demissão

das ações em dinheiro, sendo esta uma forma de corporificar a sociedade. Porém, quanto às companhias a lei exige integralização de parte maior do capital social.

 E no inciso III, o depósito, no Banco do Brasil, ou outro estabelecimento bancário autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários de parte do capital realizado em dinheiro. Os fundadores da sociedade deverão efetuar o depósito no prazo cinco dias do recebimento das quantias.

1.2 FORMA DE SUBSCRIÇÃO E CONSTITUIÇÃO

A subscrição da sociedade anônima poderá ser pública ou particular. Quando se dá de maneira pública, Tomazette ressalta que as ações serão oferecidas como uma forma de investimento. Esse processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com