TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desaposentação

Por:   •  12/11/2018  •  Monografia  •  5.565 Palavras (23 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 23

RESUMO

O estudo abaixo analisado tem o objetivo de abordar o instituto da desaposentação frente ao ordenamento jurídico brasileiro. Desaposentação é o instituto pelo qual o aposentado pretende renunciar a aposentadoria atual, com o intuito de auferir de outra mais vantajosa, para aqueles que continuam no mercado de trabalho e contribuindo com a Previdência Social, aproveitando o tempo de contribuição para cômputo em uma nova aposentadoria, no mesmo ou em outro regime previdenciário. Entretanto tal instituto ainda não possui previsão legal, sendo contemplado somente pelas doutrinas e jurisprudências, dando margem por muitas vezes à negativa na esfera administrativa e jurídica. O grande intuito deste artigo é trazer à tona um tema de grande relevância, o que se pode observar através do vulto de processos que tramitam perante a justiça federal.

1. INTRODUÇÃO

A desaposentação é um tema, interessante, recente e bastante debatido. Trata-se de um instituto que pretende a desconstituição de um benefício já alcançado com o intuito de auferir uma nova aposentadoria, por meio da incorporação de seu novo tempo de contribuição, na qual dará ao aposentado um benefício mais vantajoso.

O cidadão tem o direito de buscar uma condição de vida mais favorável e através do instituto da desaposentação procura-se alcançar uma melhor aposentadoria.

Através desse posicionamento a desaposentação procura garantir um benefício conciliável com as novas contribuições vertidas, considerando que haverá uma majoração no valor atualmente obtido pela aposentadoria. Haja vista que a atual legislação brasileira dispõe que a cobrança das contribuições previdenciárias devem ser obrigatoriamente recolhidas para àqueles que retornam à atividade laboral, sem, contudo, ter assegurado nenhuma contrapartida.

Nesse caso, os jubilados têm se insurgidos, pelo mesmo motivo que os fizeram retornar as atividades laborais, nessa situação, a financeira, e veem buscando o seu direito, já que continuam contribuindo com o sistema previdenciário.

É importante abordar que a presente pesquisa apresenta destaque social e jurídico, tendo em vista as diversas ações que tramitam no Poder Judiciário, onde os segurados buscam a desaposentação, sendo a única via para conseguir tal direito.

Através desse instituto foram criadas várias doutrinas e jurisprudências, por se tratar de um tema que ainda não possui nenhuma previsão legal, obrigando que seu entendimento seja feito sob a ótica das disposições legais do regime previdenciário em sua totalidade, levando há vários posicionamentos acerca do tema.

2. INSTITUTO DA DESAPOSENTAÇÃO

A desaposentação é um tema ainda sem regulamentação no direito previdenciário, ou seja, não possui previsão legal, entretanto, nos últimos anos vem sendo bastante discutida tanto na doutrina quanto na jurisprudência.

2.1. CONCEITO E PREVISÃO LEGAL

Conforme já abordado anteriormente, a desaposentação consiste no ato do segurado de renunciar a jubilação que recebe a fim de que possa requerer uma nova aposentadoria mais vantajosa, em um mesmo regime previdenciário ou em outro.

Os doutrinadores João Batista Lazzari e Carlos Alberto Pereira de Castro (Castro, e Lazzari, 2008, p.516) citam que desaposentação “é o ato de desfazimento da aposentadoria por vontade do titular, para fins de aproveitamento do tempo de filiação em contagem para nova aposentadoria, no mesmo ou em outro regime previdenciário”.

Assim, é o conceito de Ibrahim (Ibrahim, 2011, p.35),

 A desaposentação é a possibilidade do segurado renunciar à aposentadoria com o propósito de obter um benefício mais vantajoso, no Regime Geral da Previdência Social ou em Regime Próprio de Previdência Social, mediante a utilização de seu tempo de contribuição.

Logo, a desaposentação é o instituto onde ocorre o desfazimento da aposentadoria, pela vontade do beneficiário, adquirindo o direito de retornar a atividade remunerada com a finalidade de aproveitar o tempo de contribuição para contagem de uma nova aposentadoria mais benéfica, no mesmo ou em outro regime previdenciário.

Salienta Sérgio Pinto Martins (MARTINS, 2011, pag. 347) que:

É admitida a desaposentação, ou seja, o aposentado retornar a situação anterior, deixando de ter essa condição. Ninguém é obrigado a permanecer aposentado contra seu interesse. O Estado deixa de ter a despesa no pagamento do benefício.

 Atualmente, embora não haja previsão legal, verifica-se que a desaposentação têm sido possibilitada por meio judicial, através de decisões que explanam entendimentos ainda não unânimes nos distintos graus de jurisdição.

Sérgio Pinto Martins (MARTINS, 2011, pag. 347) declara que:

A Constituição não veda a desaposentação. As Leis nº 8.212 e 8.213 também não o fazem. O que não é proibido, é permitido. A norma não pode ser interpretada contra o segurado, com o intuito de obrigá-lo a permanecer aposentado. 

Entretanto no caso de mudança de sistema previdenciário, a contagem recíproca é garantida no art.201, §9º da Constituição Federal, que dispõe:

Para efeito de aposentadoria, é assegurada a contagem recíproca de tempo de contribuição na Administração Pública e na atividade privada, rural e urbana, hipótese em que os diversos regimes de Previdência Social e se compensarão financeiramente, segundo critérios estabelecidos em lei.

 Fábio Zambitte Ibrahim (Ibrahim, 2011, p.37) esclarece que são duas as possibilidades de desaposentação:

Averbação de tempo de contribuição em outro regime previdenciário ou contagem deste tempo no mesmo regime, em ambas as partes as hipóteses colimando benefício mais vantajoso.

Deste modo, o entendimento não deve ser tão limitado, pois a desaposentação pode ser solicitada com a finalidade de conquistar um benefício mais vantajoso no próprio regime previdenciário que se encontre o beneficiário, e não apenas para cálculo recíproco em outro regime.

2.2. ORIGEM DO INSTITUTO DA DESAPOSENTAÇÃO

Dissertar em relação ao desenvolvimento e a evolução histórica da desaposentação é uma tarefa muito trabalhosa em virtude de não haver legislação regulamentando tal instituto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (202.4 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com