TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dissertação

Por:   •  21/4/2021  •  Bibliografia  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

Exercícios de fixação – aula 1

Aluno: Matheus Vinícius Gomes de Carvalho

Matricula: 20171eme0377

  1.  Economia é uma ciência que explora bem recursos de outras áreas como matemática e probabilidade, porém não é considerada uma ciência exata, mas sim uma ciência social, justamente por usar esses recursos matemáticos para mostrar projeções sobre um conjunto de pessoas dentro da sociedade.

  1.  A Lei da Escassez, resumidamente, afirma que embora o homem tenha vastos meios de produção, eles não são suficientes para satisfazer os desejos humanos que são praticamente infinitos, tendo assim que realizar escolhas, tornando as decisões econômicas mais racionais.
  1. Primeira questão fundamental – “O que produzir?”: está diretamente relacionada com a Lei da Escassez, pois a sociedade necessita decidir as prioridades nas necessidades pessoais, justamente por ter recursos finitos.

Segunda questão fundamental – “Quanto produzir?”: questão ligada a quantidade de recursos a serem utilizados para satisfazer as necessidades.

Terceira questão fundamental – “Como produzir?”: questão ligada ao modo de produção, bem como técnicas a serem utilizadas para produzir os bem tidos como maiores necessidades, levando em consideração a disponibilidade de produção dentro de uma sociedade.

Quarta questão fundamental – “Para quem produzir?”: está intimamente ligada aos agentes consumidores escolhidos por empresas e governos.

  1.  Primeiro setor econômico – “Setor primário”: atividades que abrangem a colheita de matérias-primas para os demais setores básicos.

Segundo setor econômico – “Setor secundário”:  setor responsável pelo recebimento direto da matéria-prima colhida no setor primário. Engloba a produção de bens físicos.

Terceiro setor econômico – “Setor terciário”: setor diretamente ligado aos consumidores finais, abrangendo a prestação de serviços, como comércio e a administração pública.

Quarto setor econômico – “Setor quaternário”: alguns especialistas tratam esse setor como um acréscimo ao setor terciário. Foi subdivido devido aos avanços da tecnologia e engloba serviços de desenvolvimento de informação e comunicação.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com