TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade Prisional

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1:

Leia atentamente o texto a seguir:

Diante da situação de instabilidade institucional provocada pelo crescimento do crime organizado, fortemente infiltrado no sistema carcerário brasileiro, de onde parte grande parte de crimes contra a vida, a liberdade e o patrimônio de uma sociedade cada vez mais acuada, o Poder Público tem a obrigação de tomar medidas, no âmbito legislativo e estrutural, capazes de garantir a ordem constitucional e o Estado Democrático de Direito. (CAPEZ, 2012).

CAPEZ, F. Regime disciplinar diferenciado. Disponível em: <http://capez.taisei.com.br/capezfinal/index.php?secao=27&subsecao=0&con_id=1796>. Acesso em: 19 fev. 2012.

 

A partir das ideias principais do texto anterior e do conteúdo estudado, reflita e disserte, em um texto entre 10 e 18 linhas, sobre o surgimento do crime organizado no sistema penitenciário brasileiro e suas formas de desmantelamento. Busque fundamentações em outras fontes de pesquisa e as inclua em sua resposta. (3,0 pontos)

 

Questão 2:

Analise a sinopse do filme “Salve Geral” a seguir:

Lúcia (Andréia Beltrão) é uma viúva de classe média que sonha em tirar o filho Rafael (Lee Thalor), de 18 anos, da prisão. Em suas frequentes visitas à penitenciária ela conhece Ruiva (Denise Weinberg), advogada do professor (Bruno Perillo), líder do Comando. As duas ficam amigas e logo Lúcia é usada em missões ligadas à organização criminosa. Precisando do dinheiro, ela aceita realizar as tarefas. Paralelamente o Comando passa por uma luta interna pelo poder, ampliada pelo confronto dos prisioneiros com o sistema carcerário. Quando o governo decide transferir, de uma só vez, centenas de presos para penitenciárias de segurança máxima no interior do Estado, o Comando envia a ordem para que seus integrantes realizem uma série de ataques em pleno Dia das Mães, deixando a cidade de São Paulo sitiada. (SALVE GERAL, 2009).

SALVE GERAL. Sinopse. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/salve-geral/>. Acesso em: 19 fev. 2012.

Com base nas ideias principais da sinopse do filme Salve Geral e no conhecimento adquirido, descreva, em um texto entre 8 e 16 linhas, como uma organização criminosa sediada dentro de estabelecimentos penitenciários pode abalar o relacionamento entre demais instituições e seus atores e quais as consequências  que essa intervenção ocasiona aos serviços penais. (3,0 pontos)

Questões 3:

Analise figura a seguir:

Figura: Cela real utilizada na filmagem de “Salve Geral”

Fonte: Filme Salve Geral (2009).

A partir da interpretação dos elementos da ilustração acima e do conteúdo estudado, responda as seguintes questões:

a) Reflita e descreva, em um texto entre 5 e 10 linhas sobre como seria o convívio entre indivíduos de personalidades diferentes obrigadas a viver confinadas em um mesmo ambiente, sendo um deles o que desenhou as imagens nas paredes da cela, membro de facção criminosa e outro uma pessoa que pretende não voltar a cometer crimes. (1, 5 pontos)

b) Disserte em um texto entre 7 e 12 linhas sobre as peculiaridades do ambiente prisional, expondo sua opinião se a convivência será harmônica ou não. (2, 5 pontos)

Respostas:

1. Partindo do princípio de que Organização Criminosa seja uma empresa ou órgão com objetivo de praticar crimes ou de praticar atividades ilícitas, fazemos uma análise do sistema penitenciário brasileiro encontramos falhas já que ele não consegue cumprir plenamente o objetivo de sua finalidade que é a ressocialização do preso, tornando-se um forte contribuidor para o surgimento do crime organizado. Estas falhas exercerem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com