TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade na Visão de Freud

Por:   •  28/4/2016  •  Artigo  •  5.689 Palavras (23 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 23

UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR DA SOCIEDADE

Felipe Favaretto[1]

Resumo: Este artigo busca analisar a sociedade sob um enfoque psicanalítico.  Como ponto de partida é verificado a atual diretriz da implementação da interdisciplinaridade no processo de aprendizagem, inclusive no ensino do Direito.  O presente artigo busca a compreensão doas anseios e aflições da sociedade como forma de solidificar uma compreensão mais concreta da sociedade do que as teorizações abstratas trazidas pelos clássicos livros de Direito. Da análise da obra O mal-estar na civilização observa-se a exposição do homem enquanto ser agressivo e extremamente vinculado a instintos sexuais bem como os instrumentos (processos) utilizados pela civilização como forma de reprimir estes instintos, o que é um grande dilema pois a restrição de instintos tão intrínsecos do homem causam um grande mal estar (agonia/ansiedade). 

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Freud. Sociedade. O mal-estar na civilização.

1 Considerações iniciais

Atrevesse escrever sobre o ensaio de Freud que trata dos problemas psicanalíticos que a civilização[2] causa a cada um de seus indivíduos integrantes, tal seja “O Mal-Estar na Civilização” de Sigmund Freud. O cerne da obra é o imanente e insuperável conflito entre os desejos humanos e as limitações impostas pela cultura desenvolvida pela civilização. A consequência, da imposição de regras repressivas pelo meio social, é a ausência da felicidade plena. Lembrando, obviamente, que o instrumento utilizado pela civilização para a repressão dos poderosos instintos, da sexualidade e agressividade, é o Direito. A civilização apresenta “severas limitações à satisfação dos desejos, ocasionando neuroses individuais e coletivas” (CORRALO, 2010, p.38).

O Direito sob o enfoque psicanalítico de Freud ganha uma visão dialética, pois promove a proteção dos indivíduos da força bruta e também proporciona a satisfação dos instintos, no entanto de forma não plena. A civilização, por sua vez, vai apresentar

Apesar de pouco mencionada, nos estudos da origem do Direito, a psicanálise possui um papel de destaque para a compreensão das relações sócias, sendo inclusive as relações sociais reguladas pelo Direito. O estudo pretende demonstrar a importância da interdisciplinaridade do Direito[3] para a compreensão dos fatos sociais e consequentemente uma melhor tutela da sociedade.

Metodologicamente, o texto está dividido em três partes: primeiramente, com a intenção de apresentar demonstrar a importância e o tendecionalismo a interdisciplinaridade abordasse-a o ensino do conhecimento, busca-se fazer uma breve análise referente as diretivas públicas no sentido de implementação de um ensino que proporcione um diálogo entre as ciências. Será abordada a questão da interdisciplinaridade, sua importância e crescente tendência nos meios de ensino, tanto no ensino científico como no ensino escolar[4], acentuasse que o desenvolvimento das duas tem papel fundamental par ao aperfeiçoamento do conhecimento humano e ensino cientifico. Em um segundo momento, a partir da análise da obra O Mal-Estar na Civilização, na qual Freud faz uma análise psicanalítica na sociedade para descobrir o que provoca o sofrimento nas pessoas. E por fim a ligação do Direito com a civilização tendo como norte a visão de Freud.

2 O ensino do conhecimento: um direcionamento para um interdisciplinar

No capítulo presente, busca-se tratar do método de ensino predominante do ensino do conhecimento: o interdisciplinar.

Contemporaneamente o ensino do Direito deixou de lado a antiga visão pautada na abordagem do Direito sem levar em conta o importante papel de complementariedade de outras áreas do conhecimento. O Direito, enquanto ciência, não se admite mais ser compreendida como ciência isolada das demais, o que se nota (e para tanto apresenta-se dados mais abaixo) é que vem ganhando espaço e força o ensino que leva em conta interdisciplinaridade (no sentido de transdisciplinariedade[5]).

Exemplo desta tendência é a edição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC[6]), que apresenta a Área de conhecimento de Ciências Humanas como área que está em constante diálogo com outras áreas e seus respectivos componentes bem como concebendo o conhecimento como herança cultural e como produção histórico-social[7].

O mundo, assim como encontra-se posto, apresenta muitos desafios ao homem, que consequentemente requer uma nova abordagem de ensino. O estudo permite germinar a semente que poderá solver os problemas inferidos pela pós modernidade, para tanto é essencial uma visão de mundo completa e integral que leve em conta as várias áreas significantes do homem. Desta forma a “interdisciplinaridade insere-se na ousadia de novas abordagens de ensino, na educação básica e especialmente nos cursos de formação de professores” (FORTES, 2009, p.2).

Uma das possibilidades de avanço refere-se à adoção de uma determinada perspectiva interdisciplinar, no ensino do conhecimento científico, o que já vem sendo desenvolvido a mais de uma década pelo sistema educacional Brasileiro, como exemplo tem-se a DCN (Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio) de 1999, que já prévia que,

interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha sobre as linguagens necessárias para a constituição do conhecimento, comunicação e negociação de significados e registro sistemático de resultados (BRASIL, p133).

Os autores Pierson, Freitas, Villani e Franzoni (2008) citam como pontos fulcrais da interdisciplinaridade a promessa de interligações disciplinares que podem possibilitar um conhecimento contextualizado capaz favorecer a resolução de problemas complexos e/ou concretos e/ou contextuais sociais; e a negociação entre as diferentes áreas disciplinares para o desenvolvimento coletivo do conhecimento da realidade. Ainda é exposto que cobrança da necessidade de uma metodologia interdisciplinar que privilegie as interconexões disciplinares está cada vez mais presente nas universidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (264.4 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com