TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Por:   •  7/4/2018  •  Dissertação  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Católica de Brasília

Aluna: Anna Luiza Ferreira Santos

                VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A violência doméstica é uma ação que causa sofrimentos psicológicos, físicos e sexuais, de forma indireta ou direta, fazendo ameaças ou imposições a algum dos indivíduos que vivam na mesma habitação.

Existem três tipos de violência doméstica, ou seja, a violência conjugal, a violência contra idosos e a violência contra crianças.

Segundo Simões, a violência conjugal abrange todos os atos que sirvam para aplicar repetidamente e com intensidade, sofrimentos sexuais, mentais e físicos, de forma direta ou indireta e pode ser feita sobre cônjuges ou ex-cônjuges.

Para Peixoto, a violência contra os idosos acontece em todo o mundo e por vezes é tratada como uma maneira de agir normalmente, o que faz com que fique oculta na maior parte das vezes. E também a violência contra o idoso manifesta-se na forma estrutural que ocorre devido à desigualdade social, na forma interpessoal que refere as interações e relações do cotidiano e na forma institucional que é a aplicação na gestão das políticas sociais pelos institutos de assistência internacional.

A violência contra crianças é o uso da força física ou psicológica numa criança, sendo feito pelos pais, por um adulto que detêm a guarda da criança ou por adultos próximos à mesma. Esta violência também envolve agressões psicológicas que originam danos psicológicos na criança.

Como formas de violência doméstica destacam-se três formas, a violência psicológica, a violência verbal e a violência física.

A violência psicológica, por vezes é igual ou mais prejudicial que a violência física, sendo representada pela recusa, desvalorização, humilhação e falta de respeito. É uma agressão que não causa marcas no corpo visíveis, mas deixa cicatrizes emocionais para o resto da vida. A violência verbal geralmente dá-se em simultâneo com a violência psicológica. A violência física é a tendência do uso da força, como murros, chapadas e pontapés, com a intenção de magoar, podendo deixar ou não marcas visíveis (Lopes, Fortes, Oliveira & Miranda, 2006).

        Segundo Manchado e Gonçalves (2003) “a violência é o resultado da existência de uma ordem hierárquica, ou seja, trata-se de alguém que julga que os outros não são tão importantes como ele próprio e que esta é uma atitude que abre a porta à violência nas relações.”

A violência doméstica é punida por lei como um crime público.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA x ÉTICA

Desde a Antiguidade clássica até aos dias de hoje, a história das ideias tem no seu centro a questão da violência e os meios para conseguir reduzir, impedir e também controlar. Criaram conjuntos de valores éticos como modelos de conduta diversas formações, culturais e sociais, de ligações interpessoais e intersubjetivas de condutas sociais que conseguissem garantir a integridade física e psicológica e preservação do grupo social.

Segundo Cardoso, J. F. (2007) “Do ponto de vista ético, somos pessoas e não podemos ser tratados como coisas. Os valores éticos se oferecem, portanto, como expressão e garantia de nossa condição de sujeitos, proibindo moralmente o que nos transforme em coisa usada e manipulada por outros.”

Pode-se considerar a ética a análise e o estudo das concepções envolvidas no pensamento prático como o bem, mas geralmente é vista como a ciência da conduta, ou seja, o fim que orienta a conduta na sua disciplina e direção. A violência e a ética são opostas uma à outra, pois o significado de violência é o uso da força para ir contra algum individuo, coagir ou violar os direitos dos seres humanos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (297.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com