TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial

Por:   •  31/10/2019  •  Dissertação  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 7

Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial

Ética e moral

Conceito filosófico (por Sócrates)

“A sabedoria humana de que Sócrates se diz mestre consiste na busca de justificação filosófica (isto é, de um fundamento) da vida moral. Este fundamento consiste na própria natureza ou essência do homem. À diferença dos Sofistas, Sócrates chega a estas conclusões: o homem é a sua alma. E por alma ele entendia a consciência, a personalidade intelectual e moral (REALE; ANTISERI, 2007, p. 91).”

“A virtude é identificada com conhecimento (ciência, sabedoria), o que nos traz o denominado intelectualismo socrático, que entende cada uma das virtudes como formas de conhecimento que levam o indivíduo a entender de que modo devem agir nas diferentes circunstâncias, não qualquer conhecimento, mas um conhecimento enraizado na alma, ou seja, que faz da alma o que ela é (HOBUSS, 2014, p. 86).”


        “A reflexão ética de Sócrates pretende que o saber do bem seja universal e objetivo, porém sem anular a múltipla variedade de suas manifestações. Quer dizer, a universalidade do bem, dos valores humanos, não procede do consenso que se lhe preste, senão de sua racionalidade implícita que o diálogo deve fazer emergir (YARZA, 1996, p. 298).”

Ética

        

A ética representa o modo de ser de uma pessoa, uma vez que é um conjunto de valores morais, princípios que direcionam as ações humanas no seu convívio, sendo aplicada de forma que se estabeleça um equilíbrio social, e que assim ninguém saia prejudicado. E, muito embora, a ética não possa ser confundida com as leis ela está relacionada com o sentimento de justiça social. 

A ética é construída com base nos valores históricos e culturais de uma sociedade, sendo uma ciência que estuda os valores e princípios morais de grupos em seus relacionamentos sociais. 

Moral

Moral é o conjunto de regras que orientam o comportamento do indivíduo dentro de uma sociedade, sendo adquirida através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano.

Cada indivíduo é direcionado pelas regras da moralidade, no que que diz respeito ao agir em concordância com o que é aceito como norma entre determinado grupo. Quando falamos de moral, as definições do que é certo ou errado dependem do local onde o indivíduo se encontra.

É a sociedade que dita as regras do que é o certo ou errado, levando-se em consideração o coletivo e não o ser individual como no caso da ética.

A moral tende a ser consistente dentro de um determinado contexto, sendo aplicado da mesma forma a todos. Porém, ela pode variar de acordo com cada cultura ou grupo.

Ética Profissional (Ética no Trabalho)

 

A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho, sendo de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.

Os reflexos disso podem ser observados no maior nível de produção na empresa, um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável, aumento no índice de confiança entre os funcionários.

Algumas das atitudes éticas dentro do ambiente profissional, são:  

  • Educação e respeito entre os funcionários; 
  • Cooperação e atitudes que visam ajudar os colegas de trabalho; 
  • Divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades realizadas na empresa; 
  • Respeito à hierarquia dentro da empresa; 
  • Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho; 
  • Ações e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro da empresa como manter o bom humor; 
  • Realização, em ambiente de trabalho, apenas de tarefas relacionadas ao trabalho; 
  • Conversas de trabalho, com colegas de trabalho e chefes, baseadas em verdades e informações reais; 
  • Respeito às regras e normas da empresa.

Movida SA

 

Assim como cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética, as empresas também possuem os seus códigos individualizados, sendo assim abaixo passamos a listar alguns tópicos contidos no código de conduta da empresa MOVIDA SA objeto do nosso estudo.

“Princípios e valores: Devoção por servir: atendimento diferenciado assegurando o contínuo relacionamento com o cliente. Inovação: ousadia e simplicidade para proporcionar o novo ao cliente. Gente: faz a diferença em nosso negócio. Paixão: energia, comprometimento e alegria com naturalidade. Qualidade: melhoria constante gerando valor. Lucro: indispensável ao crescimento e perpetuação.

Relações de trabalho: Trabalho infantil: a Movida não admite qualquer forma de trabalho infantil e rejeita qualquer conduta, direta ou indiretamente, vinculada a esse tipo de infração.Trabalho compulsório ou forçado: a Movida não admite trabalho forçado e proíbe qualquer descumprimento desse posicionamento dentro da Companhia ou qualquer benefício indireto advindo da adoção de tais práticas ilegais por todos aqueles abrangidos pela aplicação deste Código como descrito acima. Assédio moral, assédio sexual e prática de discriminação: a Movida proíbe qualquer tipo de discriminação (a exemplo, mas não se limitando, de raça, cor, idade, religião, classe social, cargo, opção sexual, opção política/sindical ou pessoas com deficiência – PCD). Não serão tolerados atos de desrespeito aos colaboradores. Da mesma forma, a Movida proíbe qualquer tipo de assédio, exploração, abuso ou violência a integridade física e psíquica. Parentesco e relacionamento amoroso entre colaboradores: não há restrição para admissão de parentes ou alguém que tenha relacionamento amoroso com colaborador da Companhia, desde que o candidato não pretenda ocupar uma vaga que reflita subordinação hierárquica ao colaborador,  o que poderia sugerir influência nos termos ou  as condições da relação do trabalho; • Não será permitida influência junto a área responsável pelo processo de recrutamento e seleção para admissão de pessoas com que tenha parentesco ou relacionamento amoroso sem o cumprimento do processo seletivo na sua integralidade e demais normas da Companhia; • O candidato que possua parentesco ou relacionamento amoroso com colaborador da Empresa será avaliado sem nenhuma preferência e em igualdade de condições com os demais candidatos internos e externos; • A existência da relação de parentesco e/ou relacionamento amoroso entre colaboradores deverá ser imediatamente comunicada ao gestor responsável da área e à Área de Conformidade.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com