TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABioetica

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

O presente trabalho visa mostrar o universo de uma pessoa toxicômana, suas características, seus comportamentos, problemas que podem ser acarretadas a partir desta doença, assim como a sua relação com a bioética.

É sabido que os usuários de drogas têm problema que deve ser analisado com extrema cautela, pelo fato de ter um grande impacto social, pois, dependendo, o usuário pode ser um perigo para a sociedade, como também, a si mesmo, muitas vezes os usuários se tornam violentos como uma forma de suprir o vicio, chegando a roubar, ferir ou até matar as pessoas.

Para melhor entendimento, apresentaremos o conceito do que se entende por toxicomania. O termo toxicomania deriva de duas palavras gregas: toxikon (veneno) e mania (loucura). Portanto pode-se definir toxicomania como sendo a mania de consumir uma ou mais substâncias químicas e tóxicas.

Em um sentido mais abrangente podemos definir a toxicomania como um distúrbio do qual o indivíduo sente uma vontade avassaladora de consumir drogas (cocaína, êxtase, afentamina, etc.) e outras substâncias químicas como o álcool e o cigarro, tornando-se dependente químico, uma vez que precisa de doses progressivamente maiores para suprir suas necessidades, ou seja, o toxicômano é aquele usuário compulsivo desse tipo de entorpecente.

Os sintomas mais comuns dos toxicômanos são o irresistível desejo de consumir e continuar consumindo a substância química e obtê-la por qualquer meio, aumentar progressivamente as doses para conseguir sentir a sensação anterior com mais intensidade, ficando assim, cada vez mais dependentes dos efeitos da substância. Muitos ainda possuem problemas comportamentais tornando-se agressivos e depressivos.

As drogas estão enraizadas na vida do ser humano há milhares de anos, não querendo dizer que eram usadas para determinados fins que nos deparamos nos dias de hoje. Essas drogas podem ser utilizadas para fins medicinais, no entanto, as drogas podem tomar outros caminhos deixando de ser usadas apenas para fins medicinais e tendo como uma de suas funções principais o prazer que altera a consciência de quem as usa, um uso perigoso para este indivíduo.

Algumas drogas tem tanto poder nocivo para as pessoas quem a utiliza como para quem convive com esses usuários. O crack, por exemplo, é tão nocivo que o usuário não sabe ao fim de suas alucinações o que realmente fez, em transe (momento de alucinação causada pela substância química utilizada) ele não tem a noção do que é certo ou errado.

Depois de entender o conceito de toxicomania devemos entender também o conceito de droga, que é a causadora desse distúrbio que traz danos irreparáveis a seus usuários.

De acordo com a Lei Antidrogas (Nº 11.343, de 26.08.2006), droga é considerado como aquelas substancias ou produtos que podem causar uma dependência química ou psíquica.

As drogas têm algumas classificações básicas, assim como a sua legalidade, podendo ser legais ou ilegais.

São três os tipos de drogas legais existentes: tabaco, álcool e medicamentos. Já as drogas ilegais são oito: maconha, êxtase, cocaína, LSD, anfetaminas, heroína, neópren e o crack.

De acordo com um documentário da BBC (2013), foi feita uma pesquisa para identificar quais eram as drogas mais danosas para a sociedade. A classificação foi feita por um grupo de cientistas durante dois anos. Eram três os critérios utilizados pelos pesquisadores: “o que a droga provoca às pessoas que a consome”, “taxa de dependência” e “consequências para a sociedade”. São elas: álcool, metadona, barbitúricos, cocaína e heroína.

É claro para a sociedade o perigo que trazem as drogas, o seu poder de dependência muitas vezes é imediato, A dependência química é uma doença crônica, caracterizada por comportamentos impulsivos e recorrentes de utilização de uma determinada substância para obter a sensação de bem-estar e de prazer, aliviando sensações desconfortáveis como ansiedade, tensões, medos, entre outras. 

Muitas vezes nos perguntamos, o motivo das drogas ter um poder sobre os usuários, o porquê de ser tão viciante, e isso se dá pelo fato de que os seres humanos aplicam seus comportamentos na busca de prazer. Sendo assim, qualquer movimento que lhe ofereça uma sensação de bem-estar, de prazer ou aceitação social tende a ser repetido. Esse é o conceito de recompensa que permeia o comportamento humano.

Dessa forma, explica-se o motivo de muitas pessoas que utilizam drogas tornarem-se dependentes, pois a substância ingerida e sua consequente ação no sistema nervoso propiciaram ao indivíduo sensações prazerosas, ainda que momentâneas.

Isto posto identificamos que como é um problema que atinge não só uma pessoa, atinge toda uma sociedade, nos deparamos com alguns conflitos bioéticos quando o assunto é a toxicomania.

Para melhor entender, a bioética é um conjunto de pesquisas, discursos e práticas, normalmente multidisciplinares, cuja finalidade é esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e pela aplicação da medicina e da biologia. A bioética, portanto, tem forte ligação com a filosofia (pois discute as questões éticas) e considera a responsabilidade moral dos cientistas em suas pesquisas e práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com