TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apelaçao

Por:   •  14/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA CÍVEL DA CIRCUNSCRIÇÃO ESPECIAL DE BRASÍLIA – DF.

Processo n. 0007098-15.2011.8.08.0003.

Requerente: Fulano de tal

Requerido: Condomínio Três Poderes.

CONDÔMIO TRÊS PODERES, já qualificado, vem, respeitosamente perante V. Exa. Interpor o presente

AGRAVO RETIDO,

Contra r. decisão de fls.... proferida nos autos do processo supra indicado, movido por FULANO DE TAL, já qualificado, com fundamento nos artigos 522 e ss do CPC e demais dispositivos aplicáveis à espécie, pelas razões de fato e direito aduzidas em apartado.

Requer o agravante que, recebido este recurso, após a manifestação do agravado, V. Exa. Reconsidere a r. decisão, levando em conta prova produzida como TESTEMUNHAL.

Contudo, na hipótese de não reconsideração da r. decisão por parte de V. Exa., requer o recorrente que este agravo permaneça retido nos autos, até julgamento de eventual apelação.

Termos em que,

Pede deferimento.

Brasília, 08 de setembro de 2015.

Marcelo Mendes de Souza

OAB/106.611

RAZÕES DO AGRAVO

Processo.0007098.15.2011.08.0003

Origem: 1ª Vara Cível da Comarca de Brasília – DF.

Agravante: Condomínio Três Poderes

Agravado: Fulano de tal

Preclaro Tribunal;

Colenda Câmara;

Exímios Julgadores.

1 -  SINTESE DOS FATOS.

Trata-se de agravo retido interposto contra a r. decisão de fls.____, que por força de uma petição da parte contrária apresentada após o término da audiência de instrução e julgamento, houve por bem classificar a testemunha como suspeita.

O Agravado pretende com a presente demanda a condenação do condomínio Três Poderes ao pagamento de indenização decorrente de dano causado ao seu veículo que encontrava-se estacionado nas dependências do condomínio, ora agravante.

Na audiência, foi ouvido como testemunha do réu um porteiro que trabalha para o condomínio. Na audiência NADA foi dito pela parte contrária.

Contudo, ciente de que o depoimento lhe foi altamente desfavorável, após AUDIÊNCIA peticionou o autor nos autos sustentando que a testemunha seria suspeita, já que, por ser empregado do réu, teria interesse na causa. ( art. 405, §  3º, IV do CPC).

O MM, Juiz houve por bem acolher a argumentação, reconhecendo ser a testemunha suspeita, decidindo que a prova testemunhal seria mantida nos autos apenas como declaração de informante. Entende-se que a r. decisão não aplicou o melhor direito, desvencilhando da forma processual adequada, o que ensejou a interposição deste recurso.

Em síntese, os fatos.

2 - RAZÕES DA REFORMA.

2.1. Preclusão de apresentação da contradita

Nos termos do artigo 471 do CPC, uma vez decida alguma questão, esta não poderá ser novamente apreciada.

Se durante a audiência não houve contradita do ora agravado, é certo que se verificou a preclusão. Assim, apenas na audiência é que seria possível apontar-se que a testemunha era suspeita (CPC, 414).

Neste sentido, merece destaque a decisão do E. Tribunal de Justiça do Distrito Federal, em arresto reproduzida na parte útil:

“Processual Civil e direito civil. Ação de indenização por danos morais. Constrangimentos realizados por empregados de supermercado. Comprovação. Prova testemunhal. Impugnação intempestiva. Art. 414 do CPC. Alteração do quantum indenizatório. Indeferimento [...].

2. O art. 414 do Código de Processo Civil é assente no sentido de que a testemunha será qualificada antes de depor e, caso haja interesse, poderá a parte arguir o seu impedimento, sua incapacidade ou, ainda, sua suspeição. Se a parte adversa queda-se inerte e não contradita as testemunhas no momento imediatamente anterior ao início do depoimento, resta preclusa a possibilidade de fazê-lo em sede recursal [...] (20050110767240 APC, Rel. Nídia Correa Lima, 3ª Turma Cível, j. 06.12.2007, DJ 31.01.2008, p, 965).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com