TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 01 Ciências Política

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 7

Aula 1 – Introdução à disciplina Ciência Política (até item 1.1)

*Apresentação da Aula

Perspectiva interdisciplinar: História, Sociologia, Antropologia Social e Filosofia Política.

Diálogo principalmente com as seguintes disciplinas: História do Direito Brasileiro, Fundamentos das Ciências Sociais, Sociologia Jurídica e Judiciária, Filosofia Geral e Jurídica, Direito Constitucional e Direito Internacional.

Estudo dos comportamentos dos atores políticos, dos modelos teóricos que fundamentam e referenciam a ação política e seu cotejamento pelos analistas.

Fatores que contribuem para uma reconfiguração dos quadros teóricos que fundamentem as realidades emergentes.

A política e seus pontos essenciais

Política

Atividade pelas quais interesses divergentes podem ser reconciliados em prol do bem-estar e da sobrevivência de toda comunidade.

Politicagem

Embora a política seja o meio, por excelência, pelo qual o grupo social atinge seus interesses, uma forma equivocada de se entender o conceito vem sendo utilizada com o intuito de neutralizar os poderes da cidadania e atender os interesses privados de poucos.

Política e Poder – Se a política não pode ser compreendida sem que entendamos o conceito de poder, é possível afirmar que este consiste na habilidade dos indivíduos ou grupos fazerem valer os próprios interesses ou as próprias preocupações, mesmo diante da resistência de outras pessoas.

O fenômeno político com exercício do poder e a busca do bem-comum

A busca pelo bem-comum define a política em seu sentido mais amplo. Neste ponto, há uma relação incontornável entre bem-comum, autonomia cidadã e democracia.

*Conteúdo Interativo

O filósofo pensa no mundo como deveria ser, o cientista estuda o mundo como ele é;

Ciência Política é o estudo da política: dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis.

Os cientistas políticos podem estudar instituições como empresas, sindicatos, igrejas, ou outras organizações cujas estruturas e processos de ação se aproximem de um governo, em complexidade e interconexão. A ciência política é a teoria e prática da política, e consiste na descrição e análise dos sistemas políticos e do comportamento político.

O fato social e a sociedade são objetos da sociologia e o são também da Ciência Política. Não é apenas com a Sociologia que acontecem relações.

A vida política e os fatos políticos sempre foram objeto de observação e reflexão por parte de filósofos, escritores e poetas em todos os tempos. Mas até o século XIX, não se considerava a política como um ramo do conhecimento científico e o estatuto de disciplina científica não era outorgado à Ciência Política.

A primeira menção à ciência política nos remete ao século IV a.C, com Platão e Aristóteles, considerados os “pais da Ciência Política”.

Existe no interior da ciência política uma discussão acerca do objeto de estudo desta ciência, que, para alguns, é o Estado e, para outros, o poder. A primeira posição restringe o objeto de estudo da ciência política; a segunda amplia.

Na qualidade de uma das ciências sociais, a ciência política usa métodos e técnicas que podem envolver tanto fontes primárias (documentos históricos, registros oficiais) quanto secundárias (artigos acadêmicos, pesquisas, análise estatística, estudos de caso e construção de modelos).

Existem 03 formas de abordagens aos objetos de estudo na ciência política:

01 - Política descritiva, ou empírica

Nesta linha, os pesquisadores optam por análises meramente empíricas da realidade política. Sendo uma ciência muito controversa, esta fase, ou opção da análise política, é de fundamental importância na coleta de dados fiéis à realidade, distinguindo-se assim das teorias normativas.

Sua finalidade é descrever aquilo que é e não aquilo que deveria ser, ouse já, ciência política # filosofia política.

São as ciências que se baseiam em demonstrações reais para comprovar alguma coisa. Por outras palavras são as ciências que comprovam dados científicos através de demonstrações de acontecimentos que ocorrem naturalmente na natureza. Uma coisa empírica é algo que é aprendido ou adquirido através das experiências. Por exemplo, a biologia, a química, a física, a geologia e outras são exemplos de ciências empíricas.

02 – Teoria Política

Nesta abordagem, os pesquisadores partindo dos dados empíricos articulam-nos à teoria política propriamente dita para compreender e explicar a realidade considerando insuficiente a mera descrição da realidade tal como é.

03 – Política Comparada

  • Política comparada: fundamental na ciência política, esta abordagem da pesquisa busca, através de comparações entre diversas realidades sócio-históricas, elementos mais gerais da realidade política das sociedades. Também aqui é necessária a mediação do dado empírico com a teoria, mas desta vez, através da comparação, tenta-se chegar a elementos generalizáveis da realidade política e questionar hipóteses ou teorias feitas a respeito de uma única realidade delimitada.

Perguntas

O que é a Ciência Política?

R: A Ciência Política surgiu da necessidade de formar gestores públicos e oferecer uma estrutura de reflexão sobre as questões públicas. Ciência Política é o estudo da política: dos sistemas políticos das organizações e dos processos políticos. Ela envolve o estudo da estrutura e dos processos de governo ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis.

Qual o seu objetivo:

R: Seu objetivo é estudar o poder político, suas formas concretas de manifestação e tendências evolutivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com