TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO CONSIGNAÇÃO

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 6

Débora Do Carmo Ribeiro, 7º ‘B’.

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO.

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

Definição

 A ação de consignação em pagamento está definida nos artigos 334 a 345 do Código Civil. Trata-se de um procedimento especial, previsto nos artigos 539 a 549 do CPC/2015.

Para Marcus Vinícius Rios Gonçalves, “ A consignação é um mecanismo previsto na lei civil, de que pode se valer o devedor que queira desonerar-se e que esteja em dificuldade para fazer, seja porque o credor recusa-se a receber ou dar quitação, seja porque esta em local inacessível ou ignorado, seja ainda porque existem dúvidas fundada a respeito de quem deve legitimamente receber o pagamento”.

Já para Cassio Scarpinella Bueno, “A chamada ação de consignação em pagamento é o procedimento especial de jurisdição contenciosa que pretende a prestação da tutela jurisdicional   consistente no reconhecimento judicial da extinção da obrigação pelo devedor em face de seus credores mediante pagamento em consignação                                             

Assim, ação de consignação em pagamento é um procedimento especial que traz ao devedor um modo de evitar, pugnar a mora através de depósito judicial ou extrajudicial, nas hipóteses previstas no art.335 do C.C. devendo seguir o procedimento especial previsto no código de processo civil.

Bens passíveis de consignação

 

Os bens passiveis de consignação não são definidos no CPC, portanto prevalece  o entendimento de que a consignação poderá ser feita através de deposito judicial ou extrajudicial dinheiro ou qualquer outro bem, ou seja ela poderá recair sobre qualquer objeto.

Ao art. 341 do Código Civilb traz a possibilidade de consignação em pagamento de bem imóvel, "Se a coisa devida for imóvel ou corpo certo que deva ser entregue no mesmo lugar onde está, poderá o devedor citar o credor para vir ou mandar recebê-la, sob pena de ser depositada".

 No art. 342 do CC, demonstra que até coisas indeterminadas podem ser objeto dessa ação:  "Se a escolha da coisa indeterminada competir ao credor, será ele citado para esse fim, sob cominação de perder o direito e de ser depositada a coisa que o devedor escolher; feita a escolha pelo devedor, proceder-se-á como no artigo antecedente" 

Hipóteses de cabimento

O art. 335 do C.C. traz as hipóteses de cabimento para a ação aqui tratada, são elas:

I - se o credor não puder, ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitação na devida forma;

II - se o credor não for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condição devidos;

III - se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incerto ou de acesso perigoso ou difícil;

IV - se ocorrer dúvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento;

V - se pender litígio sobre o objeto do pagamento.

Ressalta-se que o rol previsto no art. 335 não é taxativo. Nesse sentido entende-se que a consignação será possível sempre que o devedor quiser pagar e houver algum impedimento para que assim faça.

Procedimento

 

A um procedimento especifico para cada uma das seguintes ações de consignação em pagamento: a fundada em recusa de receber (art.335,I III, do C.C); a fundada na dúvida sobre a titularidade do credito (art.335, IV e V); e ainda a consignação de alugueis, que diferente das demais, não está prevista no código civil, mais sim na Lei n.8.245/91.

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO FUNDADA NA RECUSA EM RECEBER

Na ação de consignação fundada na recusa em receber, a competência varia de acordo com a natureza da divida, que se divide em  portável ou quesível. Na primeira hipótese a ação deve ser proposta no foro de domicilio do réu (credor), já na segunda no domicilio do autor (devedor). 

Quanto a legitimidade, a ativa é do devedor, em caso de sua morte o espolio ( se não tiver havido partilha), ou herdeiros. O art. 340 P.U. do C.C traz a possibilidade de o pagamento ser feito por terceiro. A legitimidade passiva e do credor, seus sucessores ou herdeiros.

O depósito consiste no credor oferecer ao credor determinada quantia ou bem. Podendo ser judicial ou extrajudicial, porém se a coisa for determinada só caberá deposito judicial. Cumpre ressaltar que no antigo CPC previa nessa fase a realização uma audiência de oblação, que foi extinta pelo novo código.

A petição inicial deverá preencher os requisitos do art. 319, devendo o autor indicar a quantia  ou a coisa oferecida. Caso seja em dinheiro deve indicar como se deu a divida, informando os encargos acrescidos, o tempo o modo e as condições de pagamento. Devendo ainda requerer o deposito no valor ou da coisa, no prazo de cinco dias. Caso tenha feito o deposito extrajudicial  instruirá a inicial com o respectivo comprovante.

O réu só será citado após o autor ter feito  o deposito da coisa ou do valor devido. Caso não tenha feito, o juiz concederá 05 dias para fazer, se mesmo assim não fizer a ação será extinta sem resolução do mérito.

 O réu será citado para receber a coisa devida ou contestar. Caso o réu seja desconhecido à citação será feita por edital. Se o réu receber a coisa depositada  o processo será extinto com resolução do mérito, e o juiz o condenará a pagar custas e honorários advocatícios. Caso não aceite terá 15 dias para apresentar a contestação, podendo alegar a matéria especifica definida pelo art.544 do CPC/2015, não sendo taxativo, podendo ainda alegar as matérias do art.337, do CPC, bem como as matérias de mérito.

Caso o deposito seja insuficiente o réu deverá indicar o que entende devido, sob pena de o juiz não reconhecer a sua alegação. Em seguida, o autor será intimado para manifestar, podendo completar o deposito no prazo de 10 dias, salvo quando a ação tratar de prestação cujo inadimplemento acarrete  rescisão de contrato.

A fase instrutória e decisória não há peculiaridade é igual a do procedimento comum. A sentença é meramente declaratória.

CONSIGNAÇÃO BASEADA NA DÚVIDA QUANTO À TITULARIDADE DO CRÉDITO

Está fundada no art. 335, IVe V do CC, ela afasta  o risco de pagar a pessoa errada e assim não obter a extinção da obrigação. Seu procedimento será diferente, para que caiba tal ação e necessário que a dúvida seja razoável, séria, fundada.

 Ação será proposta em face de todos aqueles em que tenha a possibilidade de ser reconhecidos  como credores. Devendo o autor expor na petição inicial as razões pela qual tem duvida a respeito de a quem deve ser feito o pagamento.

O deposito e a citação ocorre da mesma forma do procedimento anterior.  O art. 548 traz diversos caminhos que os réus podem tomar, são eles: nenhum deles comparecer em juízo, caso em que será convertido o deposito em arrecadação de coisas vagas (art.746 do CPC); apenas um dos réus comparecer reclamando a coisa para si, onde deverá o juiz decidir de plano caso possa a revelia produzir efeitos; há também à possibilidade de dois ou mais réu aparecer postulando o levantamento da quantia ou da coisa depositada, onde o juiz declarará efetuado o depósito e extinta a obrigação em relação ao credores que compareceram, seguindo  a partir daí  pelo procedimento comum, considerando uma segunda fase.

CONSIGNAÇÃO DE ALUGERES

Regulamentada nos art. 67 e ss., da Lei do Inquilinato, seu procedimento é semelhante ao da consignação comum, porém há algumas peculiaridades, que  são:

  1. Caso a petição esteja nos termos, o juiz já determinará a citação do réu, e determinará ao autor o depósito do valor oferecido no prazo de 24hrs;
  2. O autor deverá depositar no curso do processo os alugueis que se forem vencendo, até o dia em que for proferida a sentença;
  3. A lei não traz a hipótese de deposito extrajudicial, porém não proíbe, portanto já que na omissão da lei do inquilino, será aplicada o procedimento da consignação comum, entende-se que caberá esse tipo de depósito;
  4. Quando houver insuficiência de deposito o autor poderá complementá-lo em cinco dias, não em dez como na consignação comum, e ainda acrescido de multa de 10% sobre o valor da diferença;
  5. Se o valor for insuficiente, não seguirá o disposto no art. 545 § 2°, do CPC, mas sim o disposto no art.67, VI, da lei do inquilinato, onde o réu se quiser a condenação  do autor ao pagamento das diferenças terá que reconvir, podendo ainda postular a ação de despejo;
  6. Caso o réu não conteste a consignação de alugueres, ou de receber os valores oferecidos, o juiz o condenará a pagar honorários advocatícios no valor de 20%, diferente da consignação comum, que não há honorários prefixados.

Ressalvadas essas peculiaridades, segue na forma do rito comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com