TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cardosinho

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.523 Palavras (39 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 39

Índice Páginas    

Introdução        

Problematização        

Justificativa        

Objectivos:        

Objectivo Geral        

Delimitação do Tema        

Amostra        

Metodologias        

Técnicas de recolha de dados        

Hipóteses        

Fundamentação Teórica        

Crime        

Teorias sociológicas sobre o crime e o desvio        

A teoria funcionalista        

A teoria dos grupos subculturais        

A teoria interaccionista        

A teoria de controlo social        

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS        

Eficácia das instituições que controlam, combatem e reprimem o crime.        

Factores que contribuem na prática do crime        

Formas de Exclusão Social        

Estratégias de Prevenção Criminal        

Meios usados pela PRM e outras instituições afins com vista a estancarem a criminalidade        

Estratégias adoptadas pela PRM e outras instituições que tem por objectivo de combater o crime        

CONCLUSÕES E SUGESTÕES        

Conclusões        

Sugestões        

Bibliografia        

     

Introdução

O presente trabalho de pesquisa, foi elaborado no contexto das aulas da cadeira de Metodologia de Invesigação Científica e tem como tema “O Crime, de facto este fenómeno nos últimos dias tem estado a assumir contornos alarmantes, e isso tem estado a preocupar as instituições que detêm a legitimidade e autoridade para o exercício da “actividade de prevenção e repressão da criminalidade dentro do país˝ contudo as taxas de crime podem estar a reflectir o facto de um número de individuos não se sentirem valorizados isso faz com que estes usem outros meios ilícitos de modo a terem condições.

Assim a preocupação e a escolha do tema surgem pela importância social na vida das comunidades, pois da leitura feita notou-se que existem vários factores catalisadores do crime nas sociedades.

Este fenómeno tem sido um dos grandes temas de debate na sociedade moçambicana, isso devido a preocupação que o Estado têm em adoptar medidas com vista a combater este fenómeno.

Este trabalho está fundamentalmente estruturado da seguinte maneira: Introdução, o problema da pesquisa, a justificativa,  os objectivos da pesquisa, entre geral e específicos, que são as metas que se pretendem alcançar quer a curto e a longo prazo, delimitação do tema, amostra, metodologias, técnicas de recolha de dados, as hipóteses, fundamentação teórica, análise e interpretação dos resultados, resultados esperados, conclusões, sugestões  e bibliografia.  

Problematização

Nos últimos tempos tem sido notório a relação entre as causas do crime e as condições estruturais da sociedade, incluindo a pobreza, a condição dos centros urbanos e a deterioração das circunstâncias de vida de muitos homens na sua maioria os jovens.

Giddens(2004:333), Sustenta que o elevado índice de crime advêm de um número crescente de pessoas que ao não se sentirem valorizadas na sociedade, viram-se para o mundo do crime.

Esta questão é muito notória na nossa sociedade, onde alguns crimes praticados, tem como antecedente a exclusão social, a pobreza e outros factores catalizadores pois existem pessoas com um nível de vida bem estável em relação aos outros, um poderio económico condigno, o que leva aos outros que não possuem melhores condições de vida a enveredarem pela forma ilícita de procurar estar num nível de vida condicional como os outros.

Isto, podemos também relacionar com aquilo que se chama de anomia, onde as desigualdades sociais ou económicas e a ausência de iguais oportunidades leva por vezes algumas pessoas a pautarem pelo crime numa perspectiva desviante no meio social onde vivem. É o que acontece também quando as pessoas sentem-se numa estrema pobreza, viram-se para o mundo do crime, e praticam como se de algo lícito trata-se.

 Feita esta análise, levanta-se a seguinte questão que irá orientar o nosso estudo: Quais são as causas de elevados índices de crime?

Justificativa

O presente estudo urge da necessidade de se querer compreender os motivos do crime. É preocupante para a sociedade no geral e em particular para a classe académica tomar conhecimento de casos frequentes de criminalidade.

A razão da escolha do tema desta pesquisa, resulta da inquietação sentida ao se constatar a propagação dos índices do crime, pelo que, o mesmo vai contribuir para a criação de condições que possam combater o crime e o combate das prováveis causas deste mal, com vista a promoção de normas de conduta da convivência social e individual.

Os resultados deste estudo irão contribuir para se aprofundar e trazer de certa forma uma melhoria em relação aos estudos que já existem sobre esta realidade, e de igual modo despertar a necessidade de se ter maior controlo sobre a criminalidade que se verifica na nossa sociedade.

Espera-se ainda que os resultados do mesmo possam dar mais-valia as instituições que tem a missão de controlar, combater o crime.    

 Objectivos:

Para o alcance dos resultados que estão preconizados neste estudo foram definidos os seguintes objectivos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.1 Kb)   pdf (313 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com