TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compra e venda

Por:   •  16/11/2016  •  Resenha  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1a

 O assunto quanto a  separação de poderes  originou-se surgiu com o intuito  de que fosse limitado  o poder do homem, visando assim evitar o usso de tal poder de forma indevida, o que acarretaria como consequencia a evidente desigualdade  quanto a asuntos relacionandos a obediência. Vale ressaltar que pensadores de épocas bastantes ja pasadas já abordavam  a relevancia quanto o deber de que houvesse a  limitação do poder político. As finalidades quando exercidas pelo estado deveriam ser separadas, com o intuito de que  fosse evitado o excesso de poder concetrado em apenas um indivíduo, necesario se fazendoque dse estabeleça a forma com qual se daría tal separação de poderes , quais seriam e que atribuições teriam cada esfera de poder. Nesse sedmento, cuida frisar que tanto Platão como Aristótelestambem achavam ser perigoso atribuir tanto poder a um único indivíduo, para que fosse exercido o poder de forma plena.

Em se tratando quanto a divisao do governo, sob o prisma de sua concepção tripartite, mencionava-se que seria o estado aquel que deliberava sobre os negócios do mesmo, quanto a seara Executiva, a mesma era considerada como como sendo aquela responsavel pela aplicação, por parte dos magistrados, abrangendo de certa foma os cargos de jurisdição.

  Sob o primsa de Locke o Poder Legislativo é supremo perante toda a sociedade civil, com o argumento de que tudo deveria ser subordinado ao sendo a ele atribuido a força para a sua defesa e a de seus membros. Impondo consequentemente algunas limitações , por conseguinte algumas limitações ao Legislativo sendo dentre elas o afator de que a leid ever ser estabelicida de forma igualitária para todos visando assim o bem estar do povo de forma geral. Já em relação ao poder executivo como sendo o responsável em executar de forma intrega as leis. Menciona ainda, um ente federativo como sendo encarregado pela administração da sociedade.

Montesquieu, com o mesmo prisma de Locke, foi o responsável pela inclusão do poder de julgar entre os poderes fundamentais quando da construção de sua tese da desconcentração do poder centralizado. 

 

Questão 1b

Como decorrência da própria separação e da independência das funções desenvolvidas no âmbito do Estado, Montesquieu criou o Sistema de Freios e Contrapesos.Este Sistema significava a limitação do poder pelo próprio poder; ou seja, cada poder deveria ser autônomo e exercer a função que lhe fora atribuída, ao passo que o exercício desta função deveria ser controlado pelos demais poderes. O Sistema de Freios e Contrapesos é formado pela “faculdade de estatuir” e pela “faculdade de impedir”, possibilitando a influência mútua e o controle recíproco entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo. A “faculdade de estatuir” deve ser interpretada como o poder de ordenar ou corrigir o que foi por outro ordenado; enquanto a “faculdade de impedir” consiste no poder de tornar nula a ação efetuada por outrem. A aplicação  das faculdades possibilita ao Legislativo examinar o modo como foram executadas as leis que elaborou, bem como, permitem ao Executivo o poder de frear iniciativas que tornariam o Legislativo em um poder despótico .O Poder Judiciário, por sua vez, não tem faculdade atribuída, pois para Montesquieu, sua função era considerada restrita. Montesquieu, não havia consenso quanto à forma mais adequada para a Separação dos Poderes. Ocorre que, após “O Espírito das Leis”, os Estados adotaram sua corrente tripartite como garantia das liberdades individuais, de forma a fazerem a separação tripartida constar, até os dias de hoje, nos textos constitucionais de países democráticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com