TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação

Por:   •  28/11/2015  •  Dissertação  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RAIMUNDO SÁ

CURSO: BACHARELADO EM DIREITO-  BLOCO II  – NOITE

DISCIPLINA: CIÊNCIA POLITICA

DOCENTE: LORENA DUARTE

 

                               

                             

               

                        DISSERTAÇÃO: FICHA LIMPA

                       

                                                                                                     

                                                                                         Acadêmico:

                                                                  Herislândia Rodrigues de Sousa

               

                   Picos- PI, 08 de Outubro de 2012

                                   

                            A Realidade do Brasil                  

   Quem nunca ouviu falar no famoso jeitinho brasileiro, ao contrario do que se pensa tal mania, que mesmo sem maldade nenhuma é capaz de trazer consequências graves. Esse jeitinho é tido como uma maneira de tirar vantagem de determinadas situações do nosso cotidiano, estamos tão acostumados com esse jeitinho, que muitos não veem problema algum em desviar de alguns obstáculos para poder obter seus objetivos.

    O mesmo planta uma espécie de semente do mal nas pessoas corrompendo a sociedade que sem ao menos perceber já esta manchada por suas ações de má índole, estamos habituados a ver nas novelas e filmes trapaças, disputas, violência. Hoje em dia isso é o que mais se retrata nos meios de comunicação, e no final nem sempre os vilões pagam o preço merecido por seus atos, muitas vezes escapam ilesos com direito até a final feliz.

   Desse modo, quando se fala em politica e, em corrupção, alguns têm uma visão critica a respeito do assunto, outros apenas tem um comportamento passivo, apenas ignoram tal fato, por acreditarem que todos os políticos levam isso consigo. Contudo por conta da temática ser extremamente polemica e causas diversas reações nas pessoas, surgiu projeto de lei popular que reuniu  cerca de 1,3 milhões de assinaturas, chamado de ficha limpa ou lei complementar n°135/2010, o povo cansado dos abusos dos nossos governantes, resolveram se unir em prol de melhorias contra a corrupção.

   A ficha limpa é uma lei que torna inelegível por oitos anos um candidato que tiver o mandato, cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão do órgão colegiado com mais de um juiz mesmo que ainda exista possibilidade de recursos. Esse projeto foi aprovado pela câmara dos deputados exatamente no dia 5 de maio de 2010 por votação unanime, e foi sancionada pelo presidente da republica. Contudo ao aprovar essa lei o legislador buscou  proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exercício do mandato e a normalidade e legitimações das eleições. É evidente que graças a mobilização da sociedade, pode-se aprovar uma lei de extrema importância, que contribui na nossa escolha dos nossos candidato,  preservando assim  a honestidade para que eles possam ter o mínimo de moral e conduta e, de modo que  poderemos ao menos eleger candidatos aptos ao cargo com passado digno.

 Frequentemente, se ouve falar em corrupção, será que com a lei da ficha limpa, diminuirá os altos índices de corrupção? Literalmente essa lei ainda passa longe para resolver as lacunas existentes em uma sociedade corrompida por um país tão desigual como o brasil. A corrupção afeta milhões de brasileiros, que poderiam ter melhores condições de vida, e mesmo pagando seus impostos ainda são obrigados ao conviver com a péssima qualidade de vida oferecida por nossos governantes, já que os desvios de dinheiros geralmente são tirados da saúde, educação, segurança, habituação e de outros direitos que são essências na vida de todos. Não é de se estranhar que os mais afetados são as camadas mais inferiores que sofrem constantemente com todos esses problemas.

Percebe-se que fazendo uma analise entre os principais detentos do nosso país, nota-se que a maioria que está presa são negros, pobres e analfabetos alguns cumprem pena de anos, muitas vezes por crimes considerados fúteis, o oposto desse estão aqueles que cometem grandes crimes como; desvio de dinheiro, sonegação de impostos, lavagem de dinheiro, a maioria desses crimes ficam impunes pelo fato de serem cometidos pela camada social superior, que possuem poder suficiente para pagar um bom advogado e entrar com recursos para responderem seus crimes em liberdades, os mesmos dificilmente ficam presos, pois a lei mesmo sendo imposta a todos ainda favorecem aqueles que tem mais poder.

   O Brasil tem um passado sujo, e continuara sendo sujado por entidades de mau caráter, que abusam do poder, pois são inúmeros os crimes cometidos por nossos governantes, fazendo-se uma retrospectivas lembrar-nos-íamos de diversos golpes que veio a tona, foram diversos deles, escândalo das sanguessugas, mensalão, escândalo do dossiê, Caso Renan Calheiros, CPI das Ongs, Caso bancoop entre outros, são inúmeros escândalos que surgiram perante a sociedade e rolavam tudo as escondidas do povo brasileiro. Contudo, tantos acontecimentos desse mesmo padrão faz com que uma pequena parcela da sociedade acredite que os problemas relacionados desse porte não tenha solução, nota-se se hoje um sociedade imobilizada que aceita tudo sem indignação, a mesma  que reelegem sempre os mesmos políticos, a mesma que trocam seu voto, por coisas insignificantes, a mesma sociedade que se esquece qual é o principal dever do cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com