TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECA fórum das aulas 4 e 5

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

João, um menino de 10 anos, perdeu seu pai, há dois anos, que era traficante num morro carioca. A partir de então, passou a viver somente com sua mãe, que passou a trabalhar durante a noite, e o deixava sozinho em casa. Além disso, ela dormia até tarde, tinha o vício da bebida, e frequentemente batia em João. Assim, durante o dia, João ficava sem rumo, passava a maior parte do tempo na rua para não apanhar da mãe, e não ia mais para a escola, já que sofria bullyng pelos colegas, que o chamavam de "filho de bêbada". Até que um dia, a mãe de João, após uma briga na comunidade, esfaqueou uma vizinha e acabou presa. Um vizinho, que é comerciante na comunidade, quis empregar João na sua birosca, mas soube que não podia fazer isso, apesar de querer ajudar. João então foi recolhido para uma instituição, pois não possui parentes.  

 

Diante deste caso concreto, que embora fictício, representa uma triste realidade de muitos jovens brasileiros, leia as seguintes sentenças a seguir, ESCOLHA 1 DELAS SOMENTE, e relacione-a com o caso concreto acima, emitindo a sua opinião:

 

- A educação é um direito de toda criança e adolescente, e a escola deve zelar pela frequência dos seus Alunos;

- Ao menor de 16 anos de idade, é vedado qualquer trabalho, salvo a partir de 14 anos, na condição de aprendiz;

- A sociedade tem o dever de zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, fazendo denúncias ao Conselho Tutelar;

 

- Através da Política de Atendimento, o poder público tem a obrigação de promover e atender os direitos das crianças e adolescentes, para que estes vivam com dignidade;

 

- Muitas crianças/adolescentes deixam seus lares e vão morar nas ruas por serem agredidas dentro de casa;

 

- O bullyng e as agressões físicas entre os jovens tornou-se uma prática frequente nas escolas.
 

Participe!

Resposta:

*O bullying e as agressões físicas entre os jovens tornou-se uma prática frequente nas escolas.

O bullying entrou em destaque na mídia a pouco tempo, porém já existe a décadas. Creio que uma brincadeira ou outra é normal entre crianças e adolescentes, mas quando passa dos limites e começa a ser prejudicial para a vítima, devem ser tomadas as devidas providências. A escola e os pais devem prestar mais atenção e conversar com os alunos. No caso relatado por exemplo,caso a escola tivesse dado uma assistência maior a seus alunos, e frequentemente promovessem palestras ou pelo menos comentassem o assunto em sala de aula, provavelmente o comportamento dos alunos em relação à vítima seria outro e também o comportamento da própria vítima, ao invés de se esconder e não ir para a escola, procuraria alguma ajuda. Como a mãe chegava bêbada e batia muito no filho, creio que é dever dos vizinhos denunciá-la ao Conselho Tutelar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com