TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hermeuticamente

Por:   •  28/11/2016  •  Monografia  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

  Muitos cientistas politicos,  ao abordarem o tema democracia, limitam-se a estudar as chamadas democracias modernas e não se preocupam em estudar o termo “democrático” através de diferentes épocas.
 Um estado se diz burguês quando ele define os homens de acordo com sua posição no processo de produção (classe exploradora e explorada). Ele contrasta com os estados pré-burgueses pelo conjunto de regras que ele edita e faz cumprir, com vista a disciplinar as relações sociais. Dentro da democracia burguesa, há um critério rigoroso conhecido como a separação dos poderes, um estado seria democrático quando os chamados três poderes (executivo, legislativo e judiciário) fossem efetivamente separados uns dos outros, caso um dos poderes invadisse o outro, liquidando sua independência e desequilibrando a relação entre eles a seu favor, seria chamado de regime ditatorial. Ainda a democracia burguesa, admite o procedimento da subdivisão, sendo essas: Presidencialismo, parlamentarismo, ou o sistema de gabinetes, sendo consideradas classes da democracia burguesa. Ela não é necessariamente uma republica, podendo ser também um regime monárquico.
 Diferente do que se pensa, não há a necessidade de uma alternância dos partidos políticos no parlamente, desde que o partido em questão esteja comprometido com a conservação do aparelho do estado burguês, havendo assim a possibilidade da alternância, não uma alternância propriamente dita.
 Porem, todas as limitações impostas na democracia burguesa demonstram que a igualdade politica nesse regime é irreal ou fictícia, afinal essas “liberdades” politicas particulares favorecem apenas a classe exploradora.

  Esclarecendo que ainda encaramos o socialismo como programa e não realidade politica histórica vemos agora o lugar da expressão democracia no programa socialista.
 Para que o socialismo se implante numa coletividade, é indispensável que a classe dos trabalhadores exerça poder politico por duas vias:  o poder do estado propriamente dito e deve exercer crescentemente o poder politico através de uma segunda via (não estatal) sendo essas as de organizações de base.
 No socialismo, não é uma das formas possíveis do estado e, sim, apropria essência do Estado socialista. Dentro disso, democracia socialista, significa a liberdade politica geral gozada por todas as correntes politicas que defendem o socialismo segundo a ótica dos trabalhadores manuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com