TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jurisdição onstitucional

Por:   •  23/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Caso concreto aula 01 – Jurisdição Constitucional

R.: No caso em tela há a ocorrência de inconstitucionalidade formal e material. A inconstitucionalidade material ocorre pelo fato do objeto da lei ser cláusula pétrea da Constituição Federal , sendo a maioridade penal determinada em tal como sendo de 18 anos (Art. 228, CF).

Já a inconstitucionalidade formal resta caracterizada pela incompetência do Estado para legislar sobre matéria privativa da União, ocorrendo assim uma violação de procedimento (Art. 22, I, CF).

Caso concreto aula 02 – Jurisdição Constitucional

R.:  Tal questão é divergente. Primeiramente, não pode sequer ser discutido projeto de lei que intente a abolição de cláusula pétrea.  Na hipótese, a norma é materialmente inconstitucional pois fere os Direitos e Garantias Fundamentais dispostos na CRFB/88. Seu controle será preventivo, pois ocorrerá ainda no processo legislativo, antes da publicação da lei.
        
Apesar de o controle jurisdicional de constitucionalidade realizar-se, via de regra, em caráter repressivo, ou seja, após a entrada em vigor da norma impugnada, a jurisprudência do STF reconhece uma possibilidade de questionamento preventivo: trata-se do MS que, neste caso, só poderá ser impetrado por outro membro do Congresso Nacional (titular do direito líquido e certo à observância do devido processo legislativo) e, necessariamente, deverá ser julgado antes de o referido projeto ser convertido em lei (sob pena de tornar o MS um substitutivo da ADI).

Há, entretanto, divergência doutrinária em relação à esta matéria. Primeira corrente defende que a literalidade do Art.  60, §4º diz que não pode tramitar PEC, logo, poderia tramitar projeto de lei, hipótese na qual não caberia MS.

Segunda corrente defende que, como o referido artigo veda a tramitação de PEC, que é hierarquicamente superior, também estaria vedada a tramitação de projeto de ei, cabendo portanto a impetração de MS, pois há a violação de um direito líquido e certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com