TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

No que consiste o termo “vacatio legis” e qual a sua finalidade

Ensaio: No que consiste o termo “vacatio legis” e qual a sua finalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Ensaio  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 2

a) Como ocorre o início e o fim da vigência de uma lei?

No que se relaciona com a distinção entre vigência e validade da lei cabe sublinhar o seguinte:toda lei penal vigora formalmente até que seja revogada por outra ou até que alcance o fim doseu prazo de vigência, quando se trata de lei excepcional ou temporária (CP, art. 3º). Em outras palavras, a lei penal vigora enquanto não for revogada (formalmente).

b) No que consiste o termo “vacatio legis” e qual a sua finalidade?

"Vacatio Legis" é o tempo compreendido entre a publicação de uma lei e a sua efetiva entrada em vigor. Em geral, a própria lei determina quando entrará em vigor. Caso contrário, a sua vigência é imediata, ou seja, a partir de sua publicação no Diário Oficial.

Sua finalidade é não pegar as pessoas de surpresa, ou seja, ter um prazo (45 dias) para se adaptarem com a nova lei.

c) O juiz pode deixar de julgar um caso a ele submetido? Justifique.

O juiz possui a característica de indeclinabilidade, ou seja, não pode se negar a julgar um caso por falta da lei. No entanto, ele pode ser impedido ou suspeito de julgar um caso.

Os requisitos para ele estar impedido são: ser parte na causa; ser mandatário, perito, promotor ou testemunha na causa; ter proferido sentença em 1° grau; o advogado da causa ser seu cônjuge, parente em linha reta ou colateral té o 2° grau; a parte ser seu cônjuge, parente em linha reta ou colateral até o 3° grau; ser representante processual ou por motivo de foro íntimo.

Os requisitos para ele estar suspeito são: ter amizade íntima; ter inimizade capital; a parte ser credor ou devedor do juiz ou de seu cônjuge, parente em linha reta ou colateral até o 3° grau; o juiz ser herdeiro presuntivo; ser donatário; ser empregador; receber dádivas; aconselhar partes; subministrar meios; ser interessado ou por motivo de foro íntimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com