TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Questionário

Por:   •  15/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

1)Um texto jurídico deve ser consiso, para que haja um bom entendimento. Em muitos casos, abre-se mão da concisão com a ideia falha de que o texto com o seu uso ficaria empobrecido. Porém, um texto longo e muito rebuscado, pode fazer com que o leitor se perca, não compreenda a mensagem ou até pense que o autor estava embromando.

2)A consisão é a capacidade de escrever de forma clara, objetiva e precisa. Ela facilita o entendimento do texto, permitindo que este possua mais qualidade e clareza na expressão de seu conteúdo.

3)Quanto a primeira razão da citação, pode-se dizer que a língua é viva e mutável, muitas vezes porém é passada de geração e geração. Se um indivíduo vive em uma comunidade onde se fala determinada palavra de uma forma, ele irá reproduzí-la assim. A gramática normativa pode considerá-la imprópria, mas a mesma gramática tmbém prevê níveis de linguagens e variações linguísticas.

Quanto a segunda, existem duas formas erradas de escrita, quando se tem o desejo de impressionar. Quando o indivíduo não detem conhecimento sobre a palavra ou expressão utilizada, empregando a de maneira incorreta. E quando, a pessoas tem um vasto conhecimento porém não possui concisão.

E quanto ao terceiro e último ponto, pode-se inferir que ao não sabermos pensa bem, ou seja, ao não sabermos organizar nossas ideias acabamos cometendo erros na escrita e também na fala. A harmonia entre ideias, é fundamental para que a mensagem que se deseja passar esteja clara, permitindo assim que o receptor desta a compreenda.

4) De acordo com a frase "educar nossa capacidade de organização mental e aprender a pôr em execução convenientemente o material idiomático", é importante saber formular o que se tem em mente antes de escrever, para que as ideias não se percam e para que a mensagem passada seja concisa. É preciso educar-se, repetindo esse mecanismo, para adquirir esta capacidade de escrita e pensamento.

5) Exemplo prolixo: HABEAS CORPUS, do latim "que tenhas o corpo". É o meio que assegura e defende, com prontidão, todo aquele que sofre violência ou ameaça de constrangimento ilegal na sua liberdade de locomoção, por parte de qualquer autoridade legítima.

Exemplo conciso: Habeas corpus, é o meio previsto em lei que assegura a liberdade de um indivíduo.

6)As características da concisão são, escrever de forma clara e objetiva. Para isso elimina-se palavras e expressões desnecessárias, tornando a mensagem direta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com