TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LAWTECHS E LEGALTECHS

Por:   •  7/11/2022  •  Resenha  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

LAWTECHS E LEGALTECHS.

Como a avanço tecnológico mesmo o direito com o seu conservadorismo não fugiu de ser alvo da modernização, o termo lawtech ou legaltech, é utilizado para empresas que desenvolvem serviços tecnológicos para o mercado jurídico.

Com a promessa de transformar o mercado jurídico com softwares de gestão, jurimetria e extração de dados públicos, a legaltech cria produtos e serviços de base tecnológica para melhorar o setor jurídico, desenvolvendo soluções para facilitar a rotina dos advogados.

Lawtechs são startups jurídicos que atuam com soluções voltadas para um público mais amplo, que inclui pessoas técnicas e não técnicas. Ou seja, auxilia também quem precisa de consultoria jurídica.

Legaltechs são empresas que focam em escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos. Priorizam ferramentas para pessoas da área. Representa maior transparência para os clientes, serviços melhores, tribunais que conseguem adiantar processos, ajudando na morosidade dos tribunais.

Criando plataformas que promovem o encontro do cliente com o advogado especifico para p seu caso, serviços de dados para acordos judiciais e software de gestão para escritórios.

Como o avanço na modernização jurídica, por meio de processos eletrônicos, posicionamentos e audiências virtuais, e o numero de novos advogados aumentando em cada ano, o numero de empresas voltadas para a lawtech e legaltech acompanharam esses aumentos.

Com a automação e gestão de documentos, escritórios e departamentos jurídicos, analise de dados e a disponibilização e facilitação a conteúdos educacionais, as empresas que investiram em lawtechs ganham cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

Como a pandemia, a crise sanitária ajudou a acelerar o processo de modernização, já que em pouco tempo se fez necessária a adoção de tecnologia no mundo jurídico. Contribuindo para a expansão dessas empresas.

Entretanto, a lawtech e legaltech enfrentam criticas ao uso dessas tecnologias nos tribunais, principalmente de profissionais mais experientes que apresentam dificuldades de se adaptar as novas modernidades, criticas essas defendidas pelas empresas como fase inicial de entendimento e aplicação.

Muitos tribunais apresentam sistemas instáveis, complexos e lentos, não oferecendo uma experiência agradável ao usuário.

Sendo assim, é preciso ter profissionais na área que acompanhem as evoluções tecnológicas e empresas que disponibilizem produtos e serviços que possam atender as necessidades dos usuários.

Buscando otimizar o fluxo de trabalho e a produtividade, resultando no maior aproveitamento das horas trabalhadas, aumentando a velocidade do trabalho e eliminando o desperdício de tempo.

Fazendo com que não só grandes escritórios, mas com que pequenos escritórios, profissionais autônomos e outras partes deste ecossistema também renovassem sua forma de atuar no direito, possibilitam controlar a rotina de um advogado, controlar tudo que é relevante para ele em seu trabalho e facilitar sua função.

Assim, atuam como um elemento de automação em diversos processos, revolucionando a forma de encará-los.

Podendo também atuar como rede de profissionais, auxiliando profissionais no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com