TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Penitencialista

Por:   •  5/8/2018  •  Artigo  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 9

Recados a um futuro Penitenciarista

 

 

 

                                             Já estamos trabalhando juntos há vários anos e muitos acertos nortearam nosso sucesso profissional, assim como a humildade nos faz entender também que isso ainda não é tudo, pois devemos buscar diuturnamente mais e mais acertos em prol da atividade penitenciária, pois como já lhe disse, aprendi com as dificuldades encontradas na vida, que "ser humilde não é acreditar que somos menos do que os outros; ser humilde é saber que não somos mais que ninguém!". Ademais, existe outra ponderação que enobrece essa virtude, ou seja, "que somente os humildes são verdadeiramente grandes" e conseguem conhecimento através do eterno aprendizado.

                                             No entanto, observo atentamente a evolução profissional de todos os Agentes de Segurança Penitenciária, assim como, tomo sempre a liberdade de analisar também, com relação aqueles que diretamente trabalham comigo, a melhoria perceptível de cada um no âmbito pessoal, intelectual e social.

                                             É a partir dessa constatação, que tentarei repassar a você, futuro Penitenciarista, alguns conceitos axiomáticos, imprescindíveis para vencer na vida e na carreira, conceitos esses que busquei a ler, compreender, absorver e cumprir, pois foram eles e a minha incansável labuta em prol do Sistema Penitenciário Paulista, que me promoveram a ocupar a função de serviço público tão difícil e desafiadora que é ser um Gestor Prisional.

                                             Quero consignar que as palavras dirigidas a você abnegado servidor público, não tem o simples condão de te enaltecer, pelo contrário, tem por teleologia, apontar, através de um juízo deontológico impessoal, algumas de suas atitudes que são, s.m.j, impróprias para a plenitude do seu sucesso profissional junto a SAP - Secretaria de Estado da Administração Penitenciária.

                                             Sem especificar e muito menos classificar por importância, algumas atitudes essenciais para o seu sucesso, quero lhe transmitir alguns valores que, pelo hábito da leitura e por ouvir e escutar algumas pessoas como o "O Mestre"  e "A Lenda" do Sistema Penitenciário Paulista, pessoas mais visionárias que conheci e conheço no âmbito da SAP, fui privilegiado ao receber, sem nenhuma exigência e contrapartida, fundamentais ensinamentos sempre transmitidos por esses nobres professores da atividade penitenciária.

                                             Quero dizer a você algo que sempre enalteço em minhas reuniões de trabalho, que uma Unidade Penal é uma instituição de um motor só, porém, com várias engrenagens ontologicamente necessárias para seu perfeito funcionamento. Que engrenagens são essas, futuro Penitenciarista?

                                _ São todas aquelas pessoas que ocupam cargo publico e função pública na Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, do servidor de menor graduação até aquele que ocupa o topo da nossa hierarquia institucional.

                                             Daí decorre a importância de se aprender a trabalhar em equipe, algo que você sabe, porém, deveria melhorar esse seu aprendizado.

                                             Uma equipe é um conjunto de pessoas trabalhando de forma cooperativa e interdependente para a realização de um objetivo comum, porém, isso não significa que você sempre irá trabalhar com pessoas das quais gosta e com as quais tem afinidade. Trabalhar em equipe é trabalhar com quem precisamos trabalhar.

                                             Sem sombra de dúvida, se você tivesse trabalhando hoje, com uma equipe de pessoas afins, seria imensamente ótimo, mas a competência de trabalhar em equipe pressupõe que você consiga trabalhar de maneira produtiva com pessoas diferentes de você.

                                             Quem aprende a trabalhar em equipe aprende que o resultado do relacionamento profissional depende mais de comprometimento, respeito e cooperação do que de afinidade, sendo esse o fundamento da minha fala: "não trabalho com equipe rachada".

                                             Com muito respeito, lhe digo esperançoso Penitenciarista: grandes talentos como você deve entender que pode chegar muito mais longe trabalhando com pessoas unidas pelo mesmo objetivo, haja vista que aprender a trabalhar em equipe, harmoniosamente, é fundamental para a construção de uma carreira sólida e não se esquecer que: "jogadores geniais ganham jogos, ao passo que verdadeiras equipes ganham campeonatos".

                                             Outro tópico importante a lhe apresentar é uma certa relutância que você tem em aceitar críticas construtivas, achando que, aqui, em nosso trabalho, elas só devem se originar de sua chefia imediata ou mediata e mesmo assim, de difícil compreensão de sua parte.

                                             Entenda que as críticas profissionais construtivas, em algumas situações, poderão vir em uma péssima "embalagem", pois muitas pessoas não sabem escolher a melhor maneira e o melhor momento para dizer as coisas e, quando isso acontecer com você, preste mais atenção ao conteúdo da crítica que em sua forma. Seja grato às críticas construtivas: elas são sempre um convite ao aperfeiçoamento e um poderoso remédio contra a sua vaidade.

                                            Com a devida permissão, julgo importante pedir a você, no cotidiano da atividade penitenciária, para aprender a escutar e entender que há uma crucial diferença entre escutar e ouvir. Em geral você ouve muito, mas escuta pouco e isso está escancaradamente ligado a sua pessoa no desempenho da atividade carcerária. Daí o ditado popular: "Entrou por um ouvido e saiu pelo outro".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com