TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Retorica

Por:   •  2/10/2018  •  Resenha  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 8

- INTRODUÇÃO

        Mostra como a retórica é vista e mostrada, na maioria dos casos, como algo pejorativo no sentido de falso ou antigo, até mesmo no dicionário e como o uso dela por parte de determinados tipos de pessoas a fez ficar mal vista. Por outro lado, também mostra o sentido bom da palavra, quando usada para alcançarmos nossas expectativas.

        Explica também que pode se referir a uma matéria do estudo da comunicação, usada por exemplo em campanhas, discursos de posse, cerimônias cívicas, anúncios publicitários, notas oficiais, manifestos e movimentos em prol ou contrários a uma ideia.

- O CASAMENTO DOS INTERESSES (CAP 1)

        Demonstra como a retórica é usada pelo governo para se manter no poder ou pela oposição, argumentando como a nova gestão será melhor que a anterior. Também mostra a nossa inclinação quanto ouvintes e se seremos favoráveis a uma coisa ou a outra, pois vivemos em uma democracia.

        A retórica comercial

        Mostra como os comerciantes utilizam de técnicas para vender seus produtos, que sejam capazes de nos trazer um bem que não temos, manter uma vantagem já obtida, aliviar ou excluir um mal que nos assusta.

        Exemplifica também algumas falácias nesses argumentos por não condizer com a realidade final, usando de má fé, sejam elas por uma lógica distorcida ou por um enunciado enganoso.

        A retórica do governo

        Afirma que a retórica governamental serve para duas coisas: obter cooperação coletiva para o controle social e legitimar o exercício do poder, desse jeito, agradando tanto interesses do governo (de continuar no poder), quanto da população (beneficiar-se do poder).

        No primeiro caso, faz usos das campanhas de saúde, segurança, limpeza pública, entre outros. Já no segundo, torna-se legal quando obedece as leis, quando é eficaz e legitimo. O governo detém maior vantagem sobre a oposição, já que tem maior poder financeiro para sua construção retórica.

        A retórica da oposição

        Também é baseada em duas coisas: aliviar um mal que temos e evitar um mal que nos assusta. Mesmo aquele governo que fez campanha progressista, tenderá a ser conservador para garantir aquilo que sua gestão trouxe, por outro lado, a oposição sempre será progressista.

        Propõe corrigir as mazelas sociais e erros do atual governo.

        A retórica dos "intocáveis"

        Introduz a retórica dos médicos e sacerdotes e como agimos a cerca de temas "polêmicos" como a vida, mostrando o quão pouco críticos somos em relação a esses assuntos requerem conhecimentos específicos.

        Na religião, a retórica é sustentada pelo julgamento de valores, se determinada religião combina com seus valores, você não questionará tal discurso. Já na saúde, somos tidos como leigos e pouco entendedores do assunto, enquanto os médicos são autoridades do saber, porém são visões exageradas em ambos os lados.

         

- TODOS NÓS AGIMOS RETORICAMENTE (CAP 2)

        Todos nós fazemos uso da retorica, seja para influenciar ou sermos influenciados, até mesmo os bebês a usam e a capacidade na utilização dos argumentos aumenta com a idade.

        Retórica nada mais é que EXERCER INFLUÊNCIA, propondo e não impondo.

        Momentos de ação retórica

        A força da narração

        A forma como algo é dito ou contado, faz, além de convencer o leitor/ouvinte, o introduz como se fizesse parte dela, vivenciando-a em sua própria imaginação, como os poemas e livros de fantasia.

        O impacto do conhecimento

        A importância da introdução do ouvinte a experiência contada é reforçada, mostrando como a retórica se torna mais eficiente a medida que por meio da imaginação, você toma conhecimento ainda maior daquele fato e vivencia o que está sendo exposto.

        Mudança de opinião

        É de suma importância escolher bem os argumentos para que haja mudança de opinião, fazer com que a pessoa perceba que aquilo que ela acredita não é bem assim, tendo consciência que isso pode não ser um processo imediato.

        Retórica de manutenção

        A retórica serve não apenas para convencer, mas para manter certas opiniões, principalmente após o uso da retórica para muda-las.

        Conseguindo uma ação

        De fato, o principal uso da retórica, quando a usamos para conseguir uma ação, convencer alguém de alguma coisa.

        Querendo saber por quê

        A retórica também é usada por nós para legitimar nossas próprias decisões e ações, para que nossa consciência fique tranquila ao analisarmos as respostas e escolher aquelas que melhor resolvem nossos dilemas pessoais.

- OS MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO RETÓRICA (CAP 3)

        A retórica é cheia de elementos, desde as palavras escolhidas, a forma como você vai usa-las (argumentação), a pessoa que vai discursar, como exemplo das propagandas que usam pessoas famosas e até mesmo o público alvo, reconhecendo suas peculiaridades.

        Construindo metaforicamente a realidade

        Usa vários exemplos de metáforas de guerra, médicas, políticas, etc.

O uso de metáforas ajuda a atividade retórica na medida que torna o discurso mais comum e fácil de entender, utilizando ideias ou até mesmo outras palavras para explicar o argumento.

        Construindo eufemisticamente a realidade

        Cita vários exemplos de eufemismo principalmente na política.

        O uso de eufemismo é outra ferramenta indispensável na retórica, a fim de suavizar coisas que aos olhos do público ouvinte não sejam tão horríveis e prejudiciais aos interesses de quem fala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com