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O Que é Wtnocentrismo

Por:   •  13/4/2022  •  Resenha  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  49 Visualizações

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1) Resumo “O que é et nocentr ismo ” é u m livro escr it o por Everardo P. Guimarães Ro cha e que ele mo str a de forma simples a “evo lução ” que o pensamento antro po ló g ico passou. É um livro que se base iam pe squisas de alguns antro pólo go s que t enta explic ar o etnocentr ismo e xistente nas so cied ades o c id entais e europe ias qu e perduram at é o s dias de hoje. Everardo se bas eia e m pesquisas e mo st ra que o ho mem t ende a se a fastar e repud iar aqu ilo que é d iferente, aqu ilo que não faz part e do seu d ia a d ia. Então , o pensament o, o a ssunto principa l a ser trat ado nest e livro é tanto a evo lução do pensament o ant ropológico como a mud ança do etnocentris mo p ara a a lt er idade; o estudo do “outro” à partir do convívio ‘em’ sua sociedade, o u seja, o t rabalho de campo , este últ imo que é a o port unidade de pe nsar, por exemp lo , co m a s palavras de Everardo, “[...] o que se quer saber é como os Apinayé -grupo de índ io s do Bras il-, no caso, pensa m o seu mu ndo, seu t empo , sua exist ência, e não exp licar os Ap inayé pe lo nosso mu ndo, nosso tempo , nossa e xistência.” (Everardo. 1988, p. 34). O livro em si, tr at a a forma em que a a ntro pologia atua no estudo das outr as soc iedades, salientando que este estudo não po de ter marcas do et no centrismo ; os antr opólogo s fo ra m, ao passar do s a nos, pro curando fo rmas de estudo s e anális es para a antropolo g ia que ir ia estudar o “outro”. Para Everardo (1988, p. 33): Com Durkheim, Radcliff e-Brown e Malinowski a idéia de cultura toma u ma for ça extraordiná ria e se desprende da História. No p lano da observação do “ out ro” a regra do jogo é a sincronia e, pa ra conhec ê-la, exp erimentar a barra da “ difer ença” através do tr abalho de ca mp o. No plano t eórico, a noçã o de fato s o cial consa gra a autonomia do ob jet o de estudo das c iências sociais. Colocava -se, assim, nitida ment e a possib ilida de de um ent endiment o da cultura humana de u m ponto de vista não histór ico. Po demos o bservar então , à part ir da leitur a deste livro , que Everardo mo stra, além do “evolucionis mo ”que pa ssou a a ntropolo g ia, desde suas ra íz es et nocêntr icas até a relat ivizaç ão e alt eridad e que a a ntropolo g ia só po de fu ncio nar co mo c iê ncia, e estudar o “outro” com a relat ivização, o pensa mento de um a ntro pólo go não p o de t er como base o et nocentrismo , sua visão não pode ser presa no “eu”.

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