TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de direitos humanos

Artigo: O conceito de direitos humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Artigo  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

O que são direitos humanos?

Direitos humanos são direitos e liberdades que todos têm direito, não importa quem sejam nem onde vivam.È uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Para viver com dignidade, os seres humanos têm o direito de viver com liberdade, segurança e um padrão de vida decente e sem eles as pessoas não è capaz de se desenvolver e de participar de forma plena da vida.

Todo ser humano já nasce com esses direitos, eles já pertencem a cada um de nos, e ninguém pode dizer que não temos o direito de nos apropriarmos dele. Devemos ter asseguradas as condições necessárias para se tornarem úteis à humanidade, como também devem Ter a possibilidade de receber os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar. Esse conjunto de condições e de possibilidades associa as características naturais dos seres humanos, a capacidade natural de cada pessoa pode valer-se como resultado da organização social.

Os direitos humanos são protegidos sob o direito internacional, fundamentados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração expressa à busca pela dignidade humana e faz os governos se comprometerem com a defesa dos direitos humanos de todos. Nos mais diferentes lugares do planeta, as pessoas seguem lutando para que essa promessa se torne realidade, pois em alguns lugares esses direitos não valem pra todos imediatamente após o nascimento, outros nem os possuem. São regras diferentes.

Resumindo, basta dizer que tais direitos correspondem a necessidades essenciais da pessoa humana. Trata-se daquelas necessidades que são iguais para todos os seres humanos e que devem ser atendidas para que a pessoa possa viver com a dignidade que deve ser assegurada a todas as pessoas. Assim, por exemplo, a vida é um direito humano fundamental, porque sem ela a pessoa não existe. Então a preservação da vida é uma necessidade de todas as pessoas humanas. Mas, observando como são e como vivem os seres humanos, vamos percebendo a existência de outras necessidades que são também fundamentais, como a alimentação, a saúde, a moradia, a educação, e tantas outras coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com