TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem etimológica legislação

Resenha: Origem etimológica legislação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Origem etimológica

O termo legislação é a junção de dois termos: legis + lação. Ambos provem do latim . Legis é genitivo de lex ,latio, (+ lação) provem de um verbo latino fero, ferre, tuli, latum.Lex / legis, quer dizer em português , respectivamente lei da lei, assim legis quer dizer da lei.O terminativo lação, ajuda a compreender melhor ainda o sentido da palavra como um todo.

Em nossa língua, lação quer dizer: ação de apresentação de algo, como também o movimento de transportar algo para alguém.Legislação pois quer dizer algo que foi “dito” que foi “escrito” sob a forma de lei e que está se dando a conhecer ao povo,inclusive para ser lido e inscrito em nosso convívio social.

A legislação então é uma forma de apropriar-se da realidade política por meio de regras declaradas, tornadas publicas que regem a convivência social de modo a suscitar o sentimento e a ação da cidadania. Certamente uma legislação pode ser fruto de uma poder autoritário, mas sua legitimidade tem a ver com este caráter de procedência do e destinação para o poder popular.

Só a soberania popular possui, como fonte do direito, a capacidade de expressar coletivamente os destinos de uma comunidade e permitir o dissenso. Conhecer a legislação é, então, um ato de cidadania e que não pode ficar restrito aos especialistas da área como juristas, bacharéis e advogados.

A constituição vigente inovou a democracia política brasileira ao alargar mecanismos de exercícios do poder popular através da iniciativa popular, do plebiscito e do referendo.De modo geral, costuma-se entender por legislação o conjunto de leis que se destinam a regular matérias gerais ou especificas.É possível, também, dizer que tal legislação é da alçada federal, estadual ou municipal. Neste caso, estamos falando da distribuição de competências em assuntos específicos entre os vários níveis de governo de um estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com