TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platão na étiva

Por:   •  6/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

  IDEALISMO ÉTICO E MITO

   O Platonismo, esta voltado para o idealismo e não pelo realismo, isso porque o núcleo da teoria platônica repousa na noção de idéia. O bem supremo do homem, o qual não pode ser atingido.As idéias de ética e de virtude liga-se diretamente a idéia de conhecimento como algo necessário, a contemplação da verdadeira realidade.

    No período homérico não havia como filosofar, neste período a filosofia grega passava por tradições , oralidade, economia rural.O homem grego no geral vivia na consciência mítica, ou seja, sem construção de consciência filosófica e política, este quadro passou a mudar quando entramos no período arcaico, onde os gregos criaram a polis e cada cidade passou ser um estado, logo fazendo surgir  a vida urbana junto com o comércio,  e o surgimento da escrita com a organização de pensamentos reflexivos e estabelecendo leis escritas, sendo menos arbitrárias e costumeiras.

     Com a escrita os gregos então fazem diversas experiências de forma de governo, como a monarquia, aristocracia,oligarquia e tirania.Ao longo do tempo começaram surgir conflitos e os legisladores tentaram diminui - los até chegar a democracia .

       Platão não valoriza a democracia percebeu que os cidadãos  não possuíam  critérios para eleger seus governantes, as pessoas se levavam por um bom discurso.

ÉTICA, JUSTIÇA E METAFÍCA

   A admissão de uma realidade ( divina) para além da realidade ( humana),importa também, a admissão de que existe uma justiça divina para além daquela conhecida e praticada pelos homens.

   Platão dizia que deveríamos  adotarmos critérios éticos para saber se o governo era bom ou corrompido, ou seja, é ter uma fundamentação, conduta, o poder ou não fazer,diferente da moral que é aquilo que eu quero tendo que analisar se esta dentro dos valores da justiça, bondade e da verdade.

ÉTICA, ALMA E ORDEM POLITICA

    A ordem política platônica,estrutura-se como uma necessidade para a realização da justiça, um imperativo para o convívio social, onde governados obedecem e governantes ordenam tendo uma cooperação entre as partes.

    A alma tripartite,é feita para a explicação da estrutura do próprio estado, divida em três : política,defesa e economia, não podendo ter interferência de uma classe na outra, a interferência representa a injustiça, pois cada classe corresponde a uma parte da alma, a justiça é a saúde do corpo social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com