TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem Foi Sófocles

Por:   •  21/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO DE FILOSOFIA

Maria Clara Del-Fraro

Curso Pscologia

  1. Quem foi Sófocles

Sófocles foi um importante dramaturgo da Grécia Antiga, que nasceu na cidade-estado de Atenas em 496 a.C. e morreu em 406 a.C. É considerado um dos grandes representantes do teatro grego antigo e viveu no período de maior desenvolvimento cultural de Atenas. A obra de Sófocles é de grande reconhecimento até os dias de hoje, pois ele foi capaz de criar inovações na técnica dramática. Uma dessas inovações é a técnica de introduzir um terceiro personagem na cena, além do rompimento com a tradição das trilogias. Os principais temas abordados pelo teatro de Sófocles são a religião e a moral.

  1. Elabore um breve resumo de duas importantes obras de Sófocles, Édipo em Colono e Antígona.

Em Édipo em Colono,  o personagem busca de todas as formas a possível morte em paz, já que viver não tem mais um sentido. Por fim, após uma longa caminhada como um mendigo, ele chega a um bosque em Colono. Todo o percurso traçado por Édipo já premeditado antes, revela que assim como o destino ditou as imprevisibilidades dos atos feitos por ele em consequência do reinado, agora também serão fincados neste chão de Colono. Assim, o herói vai até um local mais reservado e ali desaparece misteriosamente, alcançando a paz desejada.

Antígona conta a historia de Antígona, que deseja enterrar seu irmão Polinice. Porém, Creonte, promulgou uma lei impedindo que os mortos que atentaram contra a lei da cidade fossem enterrados. Antígona vai então sozinha contra a lei de uma cidade e enterra o irmão. Por isso, ela é capturada e levada até Creonte, que a sentencia de morte. Aparece então Tirésias, o adivinho, avisa a Creonte que sua sorte está acabando, pois o orgulho em não enterrar Polinice acabará destruindo seu governo. Antes de poder fazer algo, Creonte descobre que Hemon, seu filho, se matou, que Antígona foi enforcada e que Hemon e Eurídice suicidaram. Sendo assim, a profecia do adivinho foi cumprida.

  1.  Pesquise sobre os antecedentes que marcaram a história de Édipo. Verifique qual é a explicação da maldição que caiu sobre a família de Édipo na perspectiva da obra Fenícias, de Eurípedes

A Maldição começou quando Cadmo, bizavô de Laio, pai de Édipo, chegou à Tebas trazendo uma maldição lançada pelo deus Ares. O oráculo de Apolo disse que Laio não poderia ter um filho homem, devido à maldição. Mas, mesmo assim, ele casou-se com Jocasta e, não resistindo ao desejo, teve Édipo.

  1. Faça um texto resumindo a tragédia O Édipo Rei

 Édipo foi abandonado quando nasceu e foi adotado por Polípio. Anos depois, em uma consulta aos oráculos, descobre que ele matará seu pai e se casará com sua mãe. Sem saber que Polípio e Mérope não são seus pais biológicos, Édipo decide sair de Corinto, pensando que assim, profecias não seriam cumpridas. Na fuga, Édipo é atacado pela tropa do rei Laio e, em legítima defesa, acaba matando o rei. Édipo chega à Tebas, vence a esfinge, se torna tirano e casa-se com Jocasta, sua própria mãe. Após consultar o oráculo, Édipo descobre que matou seu pai e casou-se com a própria mãe. Jocasta se suicida de horror e Édipo, desesperado, fura seus próprios olhos para não ver a verdade.

  1. Como os deuses são definidos na referida tragédia. Cite 3 fragmentos do texto que ilustram essas características.

Nessa tragédia grega, os deuses são definidos como supremos, com todo o poder, além de serem generosos e alegres, mas também punitivos. cabia a Febo, deus-profeta, que nos mandou punir agora o criminoso, dizer-nos quem outrora cometeu o crime” “Baco alegre de rosto cor de vinho companheiro das Mênades, para que avance e traga a todos nós a tão pedida ajuda com seu archote de brilhante chama contra esse deus que nem os deuses prezam! ”

  1. Identifique uma passagem do texto que te chamou atenção. Justifique sua resposta

Uma passagem do texto que me chamou atenção foi a parte em que Édipo fura seus próprios olhos para tentar não imaginar que sua esposa é também sua mãe. O drama e o horror de Édipo chamam a atenção do leitor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com