TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DARKNETS

Por:   •  1/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

DISCIPLINA: DIREITO ELETRÔNICO

 

Prof(a). Dra. Cinthia Obladen de Almendra Freitas - Turma: 8º. Período - A1

Graduanda: Vanessa Moreira Santos. 

TDE - SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DARKNETS

Leitura do Artigo “Sociedade da Informação e Darknets” seguida da resolução, em forma de relatório, do seguinte questionário:

  1. O que são as redes P2P? Defina com as suas palavras a partir do seu entendimento após a leitura do texto.
  2. Dê dois exemplos da aplicação de redes P2P.
  3. O que é a darknet? Defina com as suas palavras a partir do seu entendimento após a leitura do texto.
  4. Darknet e rede P2P são iguais? Sim ou não, explique.
  5. Aponte as diferenças ou semelhanças entre a darknet e rede P2P.
  6. Cite dois protocolos de comunicação utilizados pela Darknets. Quais as características dos protocolos que você citou?
  7. Darknet e Deep Web são iguais? Sim ou não, explique.
  8. Cite duas vantagens do compartilhamento na internet.
  9. Cite duas desvantagens do compartilhamento na internet.
  10. As darknets influenciam ou são influenciadas pela sociedade de informação?
  11. Como as Darknets podem afetar (positivamente ou negativamente) a sociedade de informação?

As redes P2P (peer to peer) funcionam como uma ferramenta no compartilhamento de arquivos digitais pela internet, nos quais todos os nós podem contribuir para que se tenha uma melhor fluidez em seu desempenho.

As redes P2P tem como principal característica a descentralização das funções convencionais de rede, onde consequentemente cada computador pode executar a função de servidor e cliente ao mesmo tempo, compartilhando qualquer tipo de arquivo digital. São basicamente três tipos de redes P2P: pura, híbrida e mista.

As redes P2P puras são aquelas nas quais todos os nós são iguais na responsabilidade, sem distinção entre eles. Deste modo, estas redes são de difícil aplicação, visto que não apresentam o desempenho esperado.

Já nas redes P2P híbridas o sistema é centralizado atuando como cliente/servidor nos registros dos nós, e na indexação dos arquivos hospedados que serão compartilhados. A problemática está no fato de que quando ocorre uma falha do servidor, os nós não conseguem localizar os demais nós, assim a localização e o compartilhamento dos arquivos ficam prejudicados.

A Napster é um bom exemplo deste tipo de rede, que hospeda em sua base de dados arquivos para o compartilhamento via Internet, sendo cliente e servidor no registro dos nós ativos na rede e para indexação das listas de arquivos a serem compartilhados.

A terceira rede P2P mista, veio para suprir a necessidade de se evitar os problemas relacionados aos sistemas centralizados, trazendo os conceitos de super nó e nós folhas que atuam de forma ativa e passiva respectivamente.

Os super nós fazem são os organizadores da rede, responsáveis pela busca e indexação de arquivos compartilháveis, tendo um comportamento ativo na estrutura da rede. Já os nós folha são mais passivos, tendo como tarefa a transferência dos arquivos disponíveis para compartilhamento.

Como exemplo de aplicação das redes PSP temos: mensagens instantâneas, jogos e Blogs. 

Logo os Darknet, assim como a rede P2P, tem como base o compartilhamento de conteúdo digital. A diferença está no tipo de conteúdo que é compartilhado, e que se dá por meio de uma rede privada. Uma darknet tem como premissa o conceito de confiança entre os usuários, os quais se relacionam para compartilhar conteúdos ilícitos, dos mais diferentes formatos, como músicas, filmes, jogos e conteúdos pornográficos, entre outros, por meio de um cyber clube, onde se recebe um convite e um código de acesso.  O grande problema em torno deste tipo de rede, esta relacionado ao tipo de conteúdo que pode ser compartilhado entre os usuários ilicitamente, o que a torna alvo de investigação devido os mais diversos tipos de crimes virtuais que podem ser encontrados nela.

A rede darknet é uma rede privada de compartilhamento de arquivos, que foca na comunicação anônima e no compartilhamento de arquivos ilícitos por meio de criptografia. O conceito de confiança é o item mais importante, visto que os usuários se relacionam com outros usuários nos quais confiam e, assim, podem compartilhar os mais diferentes tipos de conteúdo ilícitos. 

Segundo ROGER e BHATTI (2007) as darknet têm sido também denominadas de redes privadas P2P, se caracterizam por ser uma sobreposição à Internet nas quais os recursos e a infraestrutura são providos pelos próprios usuários, sendo que novos usuários somente podem se juntar à rede por meio de convite pessoal de membro já integrante da rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (251.3 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com