TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUCESSÃO

Por:   •  8/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

SUCESSÕES

  1. CONCEITO.
  1. Conjunto de princípios jurídicos que disciplinam a transmissão do patrimônio de uma pessoa que morreu a seus sucessores.
  2. Pode ser a título gratuito ou oneroso.
  3. Por atos de inter vivos e causa mortis.

  1. ORIGEM E FUNDAMENTOS DO DIREITO SUCESSÓRIO
  1. Primeiramente a sucessão tinha uma conotação de continuidade do culto familiar através do herdeiro que substituía o sacerdócio.
  2. Depois servia ao propósito de manter forte a família patriarcal, deferindo a herança apenas ao filho varão primogênito.
  3. Ambos os seguimentos antigos afastam a igualdade dos demais herdeiros excluídos.
  4. PENSAMENTO SOCIALISTA. Não aceita o direito hereditário por três motivos: a) cria e incentiva a desigualdade; b) Sustenta a indolência dos herdeiros, visto que os mesmos não precisam trabalhar, implicando na diminuição de mão de obra nacional; c) Impedem que os meios de produção caiam na mão dos mais aptos. Na verdade o Estado seria o receptor imediato dos bens e o administrador.
  5. CORRENTE CONTRARIA. Destaca o interesse pessoal do individuo em buscar riqueza, aumentando indiretamente o patrimônio da sociedade, e assim tem a proteção do Estado, pois o mesmo consagra o direito a propriedade. Outro fator é a preservação do bem estar familiar, incentivando desta forma a poupança.
  6. TRATAMENTO CONSTITUCIONAL. A Constituição de 1988 consagrou dois princípios fundamentais: garantia do direito sucessório e da propriedade (art. 5º XXII e XXX).
  1. SUCESSÃO NO CÓDIGO CIVIL DE 2002
  1. ESPECIES DE SUCESSÃO
  1. A TÍTULO UNIVERSAL. Os herdeiros herdam o patrimônio sem que o mesmo esteja especificado, na verdade herda tudo, dentro de um corpo. Pode ser até que seja imputado ao herdeiro um terço, um quarto, porem ele não se atem a um determinado bem.
  1. A TÍTULO SINGULAR. Os herdeiros herdam uma parte determinada da herança, sabendo claramente o que lhe cabe. Como por exemplo, um automóvel, uma casa.
  1. FORMAS DE SUCESSÃO
  1. SUCESSÃO LEGITIMA. A herança é transmitida como o grau de parentesco, regida  por Lei, obedecendo a ordem de sucessória constante no CC.
  1. SUCESSÃO TESTAMENTARIA. Dentro dos limites impostos pela Lei o Autor da herança determina através de testamento ou Codicilo, a transmissão de bens e direitos para um beneficiário.
  1. INVENTARIO
  1. PARTILHA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com