TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Secessão

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

RESPOSTAS – ATIVIDADE PRÁTICA EM DUPLA

1 . a) A partir do momento da morte de Jean.

b) A partir da abertura da sucessão, observado o direito de preferência.

c) Será o último domicílio do falecido, mesmo que o óbito tenha ocorrido em outro local. Quando houver mais de um domicílio, será qualquer um deles. Caso não tenha domicilio certo será o lugar da situação dos bens ou ainda o lugar em que ocorreu o óbito se não tinha domicílio certo e possuía bens em lugares diferentes.

2 . a) Pertenceria a Paola, e por sua vez, a sua irmã.

b) Os bens de Jean pertencerão aos seus dois irmãos, e os de Paola, à sua irmã (princípio da simultaneidade).

3. Pelo princípio da saisine, aberta a sucessão, há a aquisição automática dos bens pelo herdeiro, independente de qualquer ato, contudo, pelo instituto da aceitação cabe a ele aceitar ou não os bens herdados.

4. Sim. Desde que ascendentes ou descendentes.

5. A diferença entre os herdeiros legítimos necessários e os facultativos, é que os necessários têm resguardo em lei a parte de 50% da herança do sucessor, e os facultativos não.

6. Não, porque a ele não é reservado metade da herança, concorrendo com os filhos comuns; descendentes só do autor da herança, ou ainda parentes sucessíveis. Recebendo totalmente a herança nos casos em que não houver parentes sucessíveis.

7. Na sucessão a título universal ocorre a transferência da totalidade dos bens, direitos e obrigações, sem discriminação ou determinação ou determinação. É indeterminada. Abrange todo o ativo e passivo do autor da herança, até o limite desta.

Na sucessão a título singular ocorre a transferência de bem ou direito certo e determinado.

8. Na hipótese em que o falecido tiver deixado para ele, na parte disponível da herança, uma outra cotas-partes, ou outro bem certo e determinado.

9. A regra geral sobre a capacidade sucessória é possuir aptidão/legitimidade para receber/adquirir os bens deixados pelo de cujus. A capacidade sucessória se verifica na abertura da sucessão.

10.  Não. Sim.

11. Qualquer um deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com