TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sócrates

Por:   •  19/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

Sócrates além de ser um influenciador de idéias e formulador delas, tinha um diferencial entre os filósofos de sua época. Sócrates era um homem simples, humilde e não tinha bens materiais, mas era detentor de uma oratória e conhecimento inigualável

a sua época. Seu principal discurso foi o de “Conhece-te a ti mesmo.” Texto tal que foi inspirador as suas idéias, um texto do templo de Delfos onde o inspirou.

Ele, além de defensor do conhecimento gratuito, inspirou Platão, quem criou uma biografia de Sócrates relatando os últimos momentos de vida dele. Nesta biografia chamada de Apologia de Sócrates, Platão descreve as idéias socráticas, e uma delas foi que ele mesmo foi capaz de montar o seu argumento de defesa contra 501 jurados da corte Ateniense. Em seu discurso onde foi acusado de corrupção da juventude e de Apostasia aos Deuses, Sócrates sempre afirmava que tudo o que ele fazia era a favor dos Deuses e para passar o conhecimento à juventude.

Sócrates não apoiava e nem aceitava os sofistas, pelo contrário ele desprezava pois dizia que os sofistas corrompiam o conhecimento, pois, os sofistas era pessoas que andavam a Grécia, não eram Atenienses, eram detentores de uma boa retórica e detentores do conhecimento, só que todo esse conhecimento era passado para os demais de forma paga. Ou seja, sofistas ensinavam aos Atenienses, retórica, erística e discursos, como se portar em uma Assembléia e como ganhar o respeito dos Atenienses, mas tudo isso com um preço abusivo. Por este motivo, Sócrates repudiava os sofistas.

Para Sócrates, nunca se haveria uma resposta absoluta, podemos ver isso no texto “Só sei que de nada sei” onde ele dizia que o limite do conhecimento era a ignorância. Para Sócrates, o homem sempre deve buscar um conhecimento interno e um conhecimento do mundo que o rodeia.

Quando Sócrates foi condenado à morte, a tomar cicuta. Um dos seus discursos foi que ele iria se sujeitar a pena mesmo inocente, pois o verdadeiro detentor do conhecimento é obediente e que um dia todos os atenienses que o condenaram e o acusaram iriam pagar pelo que fez não como forma de ameaça, mas sim como forma de sentir falta de seu conhecimento influenciador. O mesmo se recusou de fugir da cadeia, onde os seus seguidores e amigos queriam, mas ele assim não quis, pois sabia que isso era errado aos seus preceitos e a sua ideologia.

Sócrates foi tão influenciador que nos tempos modernos ele foi comparado a Jesus Cristo pelos seus discursos e forma de pensar, se vestir e agir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com