TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnólogo de segurança ocupacional

Projeto de pesquisa: Tecnólogo de segurança ocupacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O referente trabalho aborda temas muito importantes em se tratar da segurança no trabalho.

Nele são apresentados varias formas de se utilizar os métodos de segurança no trabalho e inclusive ele aborda o quão é importante as pessoas realizarem cursos preparatórios para a operação de maquinas.

Também é apresentada o quanto é importante que o chefe da empresa, e os funcionários busquem saber mais e se empenhem em fazer com que esses cursos preparatórios aconteçam, para claro que a segurança esteja sempre em primeiro lugar, bem como o texto mostrará a importância de um Tecnólogo para ajudar com que os equipamentos sejam utilizados de forma correta pelos empregados.

2 DESENVOLVIMENTO

O Tecnólogo em Segurança do Trabalho é o profissional responsável pela proteção da integridade e da capacidade do trabalhador. A promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos ou relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele, a eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho.

O Tecnólogo em Segurança no Trabalho. Tem uma DESENVOLVIMENTO

O Tecnólogo em Segurança do Trabalho é o profissional responsável pela proteção da integridade e da capacidade do trabalhador. A promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos ou relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele, a eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho.

O Tecnólogo em Segurança no Trabalho. Tem uma

benéfica contribuição a sociedade, no sentido de assegurar ao trabalhador brasileiro e suas famílias, a tranqüilidade e a certeza que voltarão para seus lares, seguros, após sua jornada de trabalho.

As atribuições aos Tecnólogos, para efeito do exercício profissional, consistem em:

Elaboração do orçamento;

Padronização do trabalho;

Condução da equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;

Condução de instalação, montagem e reparo;

Operação e manutenção de equipamento de instalação;

Execução de desenho técnico;

Elabora a política de Segurança no Trabalho (SST) e a implementa; realiza auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identifica variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolve ações educativas, participa de pericias e fiscalizações e integra processos de negociação.

O Tecnólogo em Segurança no Trabalho estudará seguintes conteúdo:

o estudo e controle das condições ambientais de trabalho;

plano de segurança no trabalho;

desenvolvimento, orientação e fiscalização da segurança no trabalho legislação e normas técnicas de segurança;

implementação de novas tecnologias.

O Ministério do Trabalho, através do Código Brasileiro de Ocupação (CBO), realizou 67 atividades de Tecnólogos. Entre as atividades reconhecidas estão as do Tecnólogo em

Segurança no Trabalho, que consiste em: Controlar perdas de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e analisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas, Desenvolverem, testar e supervisionar sistemas, processos e métodos produtivos, gerenciar atividades de segurança do trabalho e do meio ambiente, planejar empreendimentos e atividades produtivas e coordenam equipes, treinamentos e atividades de trabalho.

No Brasil há um número cada vez maior de empresas preocupadas em minimizar os riscos de acidente de trabalho, além de preservar a saúde de seus trabalhadores e transformar o ambiente de trabalho em um local saudável, sendo assim é que o campo de trabalho se torna amplo.

NTEP E PPP

A Previdência Social propôs ao Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS, órgão de natureza quadripartite – com representação do Governo, Empresários, Trabalhadores e Associação de Aposentados e Pensionistas, a adoção de um importante mecanismo auxiliar para a caracterização de um acidente ou doença do trabalho: o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário – NTEP. O NTEP, a partir do cruzamento das informações de código da Classificação Internacional de Doenças – CID-10 e do código da Classificação Nacional de Atividade Econômica – CNAE aponta a existência de uma relação entre a lesão ou agravo e a atividade desenvolvida

pelo trabalhador. A indicação de NTEP esta embasada em estudos científicos alinhados com os fundamentos da estatística e epidemiologia. A partir dessa referência a medicina pericial do INSS ganha mais uma importante ferramenta para auxiliar em suas analises para conclusão sobre a natureza da incapacidade ao trabalho apresentada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com