TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transmissão das obrogações

Por:   •  26/10/2015  •  Dissertação  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES: Cessão de Crédito, Cessão de Débito.

Na possibilidade de troca de credor, observados os requisitos indispensáveis à sua eficácia, tem-se uma cessão de crédito; se a transmissão da posição for de devedor, conjuntamente com as condições de validade, a cessão será de débito.

CESSÃO DE CRÉDITO

A cessão de crédito é um negócio jurídico bilateral, gratuito ou oneroso, em que um credor de uma obrigação, chamado cedente, transfere, no todo ou em parte, a um terceiro, denominado cessionário, sem consentimento do devedor, mas com seu posterior conhecimento, chamado de cedido, sua posição na relação obrigacional, com todos os acessórios e garantias, salvo disposição em contrário, sem que se opere a extinção do vínculo obrigacional. A cessão pode ser gratuita, na qual o cedente não exige uma contraprestação do cessionário, ou cessão onerosa, quando há exigência da contraprestação. Existe, ainda, a cessão total, na qual o cedente fará a transferência da totalidade do crédito. Na cessão de crédito, o devedor, antes da notificação, poderá pagar ao credor originário, pois por não ter recebido notificado, é como se a cessão não existisse, logo o devedor poderá exonerar-se da obrigação. É importante esta notificação feita ao devedor, especialmente para evitar o pagamento efetuado indevidamente.

 CESSÃO DE DÉBITO OU ASSUNÇÃO DE DÍVIDA

Cessão de Débito ou Assunção de Dívida é um negócio jurídico bilateral, pelo qual o devedor, com aceitação expressa do credor, transfere a um terceiro os encargos obrigacionais, de modo que este assume a sua posição na relação obrigacional, substituindo-o, responsabilizando-se pela dívida, que subsiste com todos os seus acessórios. O débito originário permanecerá, portanto, inalterado. Os pressupostos para a validade da cessão de débito são a existência e validade da obrigação transferida, a concordância do credor na substituição do devedor, solvência e idoneidade patrimonial, bem como a observância dos requisitos relativos aos negócios jurídicos. A assunção poderá ser efetuada por expromissão, ou seja, através de um contrato entre o credor e o terceiro que assume o pólo passivo da relação jurídica obrigacional, substituindo, portanto, o devedor principal, ou seja, o credor procura um terceiro (assuntor) desprendendo o devedor primitivo, há, então, a transferência do débito ao terceiro, que se investirá na conditio debitoris; e a assunção por delegação que se caracteriza pelo acordo entre o devedor originário e um terceiro que vai assumir a dívida, cujo requisito para validade consiste na aceitação do credor. Ainda, podem ocorrer as duas formas de assunção conjunta ou individualmente como explanado acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com