TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usucapião

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.337 Palavras (22 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ -UNOCHAPECÓ

Área De Ciências Humanas Jurídicas

Curso De Direito

Componente Curricular: Teoria Geral Do Processo

Professor/a: Rodrigo Da Costa Vasconcellos

Acadêmico(s)/a(s): Bruna Cristina Engel; Ana Luíza Markendorf Bergamini

USUCAPIÃO: O DECURSO DO TEMPO COMO FERRAMENTA DE ORDEM JURÍDICA

RESUMO

Sabe-se que, em relação a aquisição por usucapião, a ordem jurídica apercebe-se em situação invariavelmente desconfortável, pois, se a propriedade se expressa usar, fruir, e dispor da coisa sua posse em mãos alheias “esvazia” tal direito. Para COELHO (p. 196, 2012), “é racional, econômico e justo que a posse reiterada de uma pessoa sobre certo bem, quando ninguém se opõe a essa situação, implique a atribuição ao possuidor do direito de propriedade.” Tendo o estudo da prescrição firmado o decurso do tempo como consolidador de situações jurídicas, admitiu-se a adquirição de propriedade por meio da usucapião, já que, por ter a posse da coisa por muito tempo, cabe ressaltar, sem contestação, o possuidor torna-se, por conseguinte, proprietário. Isto posto, esvai-se o desconforto da ordem jurídica.    

 

Palavras-chave: Usucapião; Lei; Prescrição.  

1. INTRODUÇÃO

“A propriedade imobiliária adquire-se por usucapião quando a posse atende às características da lei e perdura, de forma contínua e pacífica, pelo prazo nela previsto.” (COELHO, 2003. p. 195). A lei enseja ao possuidor que atende as condições legais estabelecidas para usucapir o bem imóvel, o direito absoluto de requerer em juízo a declaração da existência de tal; após obtê-la, deverá levar a sentença judicial a registro no Registro de Imóveis, de acordo com o que é constante no Artigo 1.241 do Código Civil Brasileiro: poderá o possuidor requerer ao juiz seja declarada adquirida, mediante usucapião, a propriedade imóvel. Parágrafo único. A declaração obtida na forma deste artigo constituirá título hábil para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

2. DENOMINAÇÃO

Dentre os inúmeros conceitos relatados em diversas doutrinas, cabe ressaltar o de Modestino, no Digesto, Livro 41, Título III, fr. 3 apud Cordeiro (2001, p. 91), que preceitua a usucapião como sendo: “Usucapio est adjectio dominii per continuationem possessionis temporis lege definiti, ou seja, o modo de adquirir a propriedade pela posse continuada durante certo lapso de tempo, com os requisitos estabelecidos na lei.” E, em seguida, baseando-se na conceituação de Modestino, José Carlos de Moraes Salles (1999, p. 36), define a usucapião como sendo: “A aquisição do domínio ou de um direito real sobre coisa alheia, mediante posse mansa e pacífica, durante o tempo estabelecido em lei”.

Logo, conclui-se, analisando ademais conceitos, que, invariavelmente, de um ponto de vista geral, a usucapião é um modo originário de aquisição do domínio da propriedade e de outros direitos reais que ocorre através a prescrição aquisitiva, desde que respeitada as condições estabelecidas em lei.

Vários países ao redor do mundo contemplam, em seu ordenamento jurídico, o instituto do usucapião. Cade esclarecer que, em cada um deles, tal conceitua-se de forma distinta. Em Portugal, por exemplo, o Código Civil do país, denomina a usucapião como sendo a prescrição positiva, exigindo no seu artigo 517, justo título, boa fé, pacificidade, continuidade e publicidade; a Espanha, em seu Código Civil, no artigo 609, trata do instituto da usucapião, estabelecendo que a propriedade e os demais direitos sobre os bens podem ser adquiridos pela prescrição; no Chile, a prescrição aquisitiva ordinária dos imóveis consuma-se em dez anos entre presentes e vinte anos entre ausentes, considerando-se ausentes aqueles que residirem fora do país, conforme cita o artigo 2.058 do respectivo Código Civil; de acordo com o que cita Corazza (p. 18, 2004), no Brasil “os bens móveis e imóveis devem sempre ser destinados a uma função social, tornando-se úteis para a sociedade.” Adotando a teoria de Savigny, na usucapião existe uma vinculação entre o Corpus (controle exercido sobre a coisa) e o Animus (intenção de possuir a coisa).

3. ORIGEM

O primeiro registro de que se tem conhecimento a respeito do usucapião, antecede qualquer ferramenta de ordem jurídica. Ele acontece no Velho Testamento no Livro dos Juízes, na passagem bíblica da “Tentativa de acordo” (cap. 11, versículos 12/28), no qual se registra que Jeft é, o galaadita, defendera, perante os amonitas, o direito dos hebreus às terras do país de Heesebon e suas aldeias, em virtude de nestas habitarem, sem oposição, durante trezentos anos, assim menciona:

“Versículo 26 – Há trezentos anos, Israel se estabeleceu em Hesebon e arredores, em Aroer e arredores, e em todas as cidades que estão ao longo do rio Arnon. Por que você não a tomou durante todo esse tempo?

Versículo 27 – Veja bem. Eu não ofendi você. Foi você que agiu mal, declarando guerra contra mim. Que Javé, o Juiz, julgue entre israelitas e amonitas.”

Mais tarde, vislumbrou-se o instituto em Roma no Século IV a.C. através da Lei das XII Tábuas, em cuja Tábua VI, item III, constava “que a aquisição da propriedade pela posse tenha lugar ao fim de dois anos para os imóveis, ao fim de um ano para os demais”.

        Ademais, desenvolvendo-se de acordo com o fluxo temporal, a usucapião ganhou diversas definições até consagrar-se no âmbito propriamente jurídico.

        Para Carlos Roberto Gonçalves (2003), essa “forma de aquisição tem sua origem conhecida por originária, pois não há transmissão de um sujeito para o outro, como ocorre nas sucessões (origem derivada). Portanto a propriedade passar ao adquirente estando livre de qualquer vício que poderia a macular.”.

Segundo Eloisa Samu (2009), o termo usucapião é proveniente do latim, na qual usu significa “uso” e capere “tomar”, formando a expressão tomar pelo uso.

“Entretanto, “tomar pelo uso” não era obra de um instante; exigia, sempre, um complemento de cobertura sem o qual esse capio nenhum valor ou efeito teria. Consistia esse elemento no fator tempo.” (DINIZ, 2009, p. 153)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (235.5 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com