TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Xenotransplante

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.946 Palavras (16 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 16

XENOTRANSPLANTE

Gabriella Gesser Longuinho¹;

Jânio Raldi Santana Júnior¹;

Rafaela Roecker¹;

Rosamon Beckhauser Uliano¹;

Thuane Lunardi Cargnin¹;

        

                                                         

Artigo de revisão

Resumo: [pic 1][pic 2]

O presente trabalho tem por objetivo analisar a aplicação do xenotransplante diante dos aspectos éticos e jurídicos, além de esclarecer detalhadamente como ocorre esse procedimento. Nesse intuito, buscaremos identificar como são recrutados e tratados os animais que servem para tal fim sob a ótica da bioética. Considerando que a bioética é sobretudo a ética aplicada a vida, o assunto a ser abordado nos faz compreender a importância de zelar pela vida humana, o que é tão importante quanto zelar pela dignidade dos animais. Diante disso, conseguiremos visualizar os dois lados dos envolvidos no xenotransplante, o do ser humano e o do animal. Através deste estudo, será possível identificar as questões positivas e negativas de se investir nesta prática, inclusive da necessidade do desenvolvimento de mais pesquisas referentes ao tema, para que essa técnica seja aprimorada e possa ser aplicada trazendo bons resultados. Não havendo previsão legal sobre isso, este artigo consiste em analisar as considerações de diversos autores. Este assunto é pouco repercutido na sociedade em geral e, algumas vezes, a população acaba desviando as finalidades e contribuições do xenotransplante, por falta de informação. Todavia, abordaremos algumas experiências e estudos já realizados acerca deste procedimento, para melhor compreensão do tema.

Palavras-chave: Xenotransplante; Bioética; Animais.

Abstract:

This paper aims to examine the application of xenotransplantation on the ethical and legal aspects, as well as clarify in detail how this procedure takes place. To that end, we will seek to identify how they are recruited and treated animals bred for this purpose from the perspective of bioethics. Considering that bioethics is especially ethics applied to life, the subject to be addressed makes us understand the importance of care for human life, which is as important as ensuring the dignity of animals. Thus, we can see both sides of those involved in xenotransplantation, the human and the animal. Through this study, you can identify the positive and negative issues of investing in this practice, including the need to develop more research on the topic, so this technique is improved and can be applied bringing good results. There is no legal provision about it, this article is to review the findings of several authors. This issue is somewhat reflected in society at large, and sometimes, people just diverting the purposes and xenotransplantation contributions on the lack of information. However, we discuss some experiments and studies carried out about this procedure, to better understand the subject.

Keywords: Xenotransplantation - Bioethics - Animals.

 

Introdução

O xenotransplante, assunto a ser discutido nesse trabalho, possui extrema relação com o alotransplante. Segundo Greif (2012), a palavra xeno tem origem grega e significa estranho ou estrangeiro. Podemos considerar, então, que xenotransplante é o transplante estrangeiro, visto que nesse procedimento é transplantado um órgão, tecidos ou células de um animal para outro, sendo eles de espécies distintas. Já o alotransplante ocorre a partir de transplantes realizados entre animais de uma mesma espécie.

Berger (s.d.) afirma que os alotransplantes representam papéis importantes na vida humana, tendo em vista que podem trazer o aumento da expectativa de vida ou melhoria na qualidade de vida. Por outro lado, o surgimento dessa técnica ocasionou alta demanda da procura desse procedimento e, ao mesmo tempo, escassez de órgãos e tecidos humanos a serem doados. Todavia, surgiu a ideia da realização de xenotransplantes, como uma forma de diminuir a fila de pacientes que esperam por um órgão.

Luz (2010) defende que o xenotransplante é um caminho alternativo que traz possibilidades de vida àqueles que não possuem outros recursos, além de representar um avanço significante na medicina. Essa prática vista como um avanço na medicina, alguns casos e experiências de xenotransplantes serão abordados nessa pesquisa.

Mota (2007) afirma que em contrapartida aos pontos positivos do xenotransplante, existem alguns obstáculos: financeiros, clínicos e éticos. Estes itens serão comentados no decorrer desse trabalho. Outro aspecto a ser destacado é a falta de informações das pessoas quanto ao assunto.

De acordo com Greif (2012), existem estudiosos que não concordam com a realização de xenotransplante, pois pelo princípio da bioética entendem que essa prática infringe os direitos dos animais. Por outro lado, encontram-se os estudiosos e pesquisadores que defendem a dignidade da pessoa humana e que para salvar uma vida é preciso recorrer ao xenotransplante.

Galvão (2013) entende que as questões éticas e legais para reger esse tema ainda não foram bem estabelecidas, portanto devem ser pensadas.

1.1 Experiências de Xenotransplantes

De acordo com Berger (s.d.), uma das primeiras práticas de xenotransplante ocorreu no início do século XX, no ano de 1905. A cirurgia consistiu em inserir tecido do rim de um coelho em uma criança que possuía problemas renais e foi realizada por um cirurgião francês. O médico responsável chegou a afirmar: “os resultados imediatos foram excelentes”, no entanto a criança sobreviveu apenas duas semanas.

Segundo Mota (2007), em 1906 um médico chamado Jabouley realizou duas tentativas de xenotransplantes. Na primeira, foi transplantado o rim de um porco para um humano e, na segunda, o rim de uma cabra também para um ser humano que sofria de insuficiência renal crônica.

Lima, Magalhães e Nakamae (1997) comentam que “Em 1909, Unger tentou transplantar o rim de um macaco em um homem”.  Silveira (1993) relata que “A partir de 1960 houve transplantes de órgãos de primatas (chimpanzés, babuínos, símios) em seres humanos, mas todos falharam”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (165.4 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com